Sistemas de água de Icoaraci recebem melhorias e novo poço em Outeiro será entregue este ano
Publicado em: 10 de outubro de 2019 - Horario: 11:29

O compromisso de entregar um novo poço aos moradores do bairro Água Boa, em Outeiro, até o fim deste ano será cumprido.O presidente da Companhia de Saneamento do Pará, José Antonio De Angelis, visitou as obras de escavação nesta quarta-feira, dia 9, para ver de perto o andamento dos serviços, que começaram em agosto passado. Desde outubro de 2018, os moradores do bairro enfrentavam dificuldades no abastecimento de água.

Desde que a nova gestão assumiu, uma das primeira providências do responsável pela supervisão da área foi a recuperação do poço que apresentou problemas. Porém, com o aumento da população, o poço já existente – construído no ano 2000 – não é suficiente para atender toda a demanda. Após a elaboração de projetos, aprovação do orçamento e o processo licitatório, as obras para a construção de um novo poço na área conhecida como Água Boa começou no mês de agosto. A empresa que realiza a obra garantiu que entregará o poço em novembro deste ano.

“O novo poço tem 250 metros e já concluímos o serviço de escavação. Agora, estamos instalando os tubos, depois instalaremos os filtros, faremos a limpeza e, por fim, realizaremos o que chamamos de desenvolvimento do poço para os testes de vazão. Dentro de um mês, entregaremos o poço para que comece o processo final para que ele entre em operação definitiva até o final do ano”, explicou Felisberto Centeno, engenheiro da empresa contratada para execução da obra.

No mesmo dia, o presidente da Cosanpa também visitou os sistemas Souza Franco e São Roque, em Icoaraci. Além da limpeza e revitalização do espaço que estava em estado de abandono, a manutenção dos sistemas em operação tem sido constante. Estas unidades foram entregues à Cosanpa em 2016 pelo extinto SAAEB – Sistema Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto de Belém, que era da prefeitura, e estavam sucateados. No sistema Souza Franco, por exemplo, foi instalado pela primeira vez o processo de cloração com a adição de cloro no processo de tratamento da água.

“É importante ver que a movimentação da equipe está surtindo efeito, estamos melhorando.  Ainda há muita coisa pra fazer, mas estamos caminhando para mudar esse sistema de abastecimento de água  para que possamos oferecer serviço de qualidade em Icoaraci”, finalizou De Angelis.

 

Compartilhar no: