Perguntas frequentes

Perguntas Frequentes

1. Os dados cadastrais da minha conta estão incorretos, como faço para corrigi-los?

Esta solicitação poderá ser feita por meio de nossos canais de atendimento:
Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial;

No momento da solicitação será necessário apresentar, conforme o canal utilizado para atendimento, cópias ou imagem dos documentos pessoais (RG e CPF) e se necessário documento de comprovação de vínculo do usuário com o imóvel (CONTRATO ou RECIBO DE COMPRA E VEDA; REGISTRO DE IMÓVEL; TERMO DE DOAÇÃO; CONTRATO DE ALUGUEL; DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE FINANCEIRA, entre outros).

2 – Com faço a troca de titularidade?
Você pode solicitar atualização em um de nossos Canais de Atendimento:
Esta solicitação poderá ser feita por meio de nossos canais de atendimento:
Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial; 

Caso a troca de titularidade seja Pessoa Física, é necessário apresentar: 
• Documento oficial com foto + CPF;  Título de propriedade oficial, Comprovante de compra e venda ou Contrato de locação; Comprovante de endereço ou conta de água/esgoto;

Caso a troca de titularidade seja Pessoa Jurídica:
• Documento oficial com foto + CPF;  CPF do proprietário da empresa e CNPJ;  Título de propriedade oficial, Comprovante de compra e venda ou Contrato de locação;  Comprovante de endereço ou conta de água/esgoto;

Observações:
Procuração pública em caso de representante legal ou procuração particular que autorize a mudança.

O documento de compra e venda ou contrato de locação devem estar devidamente reconhecidos em cartório.
Nos casos em que a mudança de titularidade for ocasionada por término de contrato, será necessário apresentar Termo de entrega de chaves.
O IPTU atualizado no nome do solicitante (Será aceito nos casos em que o solicitante não tenha documento de compra e venda ou de locação).

3. Como solicito uma ligação de água?

A solicitação de ligação de água poderá ser feita em uma de nossas lojas de atendimento ou por meio de nossos atendimentos não presenciais:
Telefone (chamadas de telefone fixo) 0800 0195 195; e Atendimento on-line no site: www.cosanpa.pa.gov.br

O pedido deverá ser feito pelo usuário titular portando RG e CPF originais ou por seu representante legal, munido de procuração. O usuário não pode ter pendência de débito vencido neste ou em outros imóveis. O valor da ligação de água depende das características ambientais e operacionais para a execução dos serviços necessários, o que será avaliado no momento da pesquisa de campo e cobrado em concordância com a Tabela de Preços e Prazos dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da COSANPA. Esse valor pode ser À VISTA, ou com entrada de 30% e o restante parcelado em até 04 vezes com as parcelas sendo cobradas juntamente com suas contas mensais.

4. Como obtenho a 2ª via da conta?

Esta solicitação poderá ser feita por meio de nossos canais de atendimento:
Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial; 

Será necessário informar a matrícula do imóvel.
A emissão de 2ª via nas Lojas de Atendimento Presencial, será cobrada na próxima fatura o valor da emissão, o qual atualmente é igual a R$ 2,67.

5. Onde posso encontrar uma loja de atendimento mais próxima?

Pela Loja de Atendimento Virtual, basta clicar no menu Lojas de Atendimento e escolher a cidade desejada, não precisa se cadastrar.
Você também pode solicitar informação de endereço das Lojas de Atendimento nos Canais de Atendimento não Presenciais:

Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195.

6. Como posso solicitar um serviço para meu imóvel?

Para solicitação de serviços será necessário informar a Matrícula do Imóvel, CPF, RG, EMAIL e TELEFONE DE CONTATO, de acordo com o que seja solicitado no Canal de Atendimento.
Esta solicitação poderá ser feita por meio de nossos canais de atendimento:

Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial.

7. Como posso informar sobre um vazamento no meio da rua?

Essa ocorrência poderá ser informada por meio dos seguintes canais de atendimento:
Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial.

8. Como faço para escolher a data do vencimento da minha conta?

Essa solicitação poderá ser feita por meio de dois dos seguintes canais de atendimento:
Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial.

O usuário interessado deverá apresentar seu RG e CPF originais, informar o número da inscrição, que consta no canto superior direito da sua conta, e escolher o vencimento dentre as 6 (seis) opções fornecidas pela Empresa. As contas devem estar em dia e a alteração virá sempre no mês seguinte ao da data de solicitação.

9. Se estou em débito com a COSANPA, como devo proceder?

O pagamento de consumo de água e de esgoto pode ser efetuado à vista a partir da apresentação da fatura em mãos em qualquer BANCO ARRECADADOR.
Caso não tenha a conta você deve adquirir a 2ª via em um dos nossos quatro canais de atendimento, Caso deseje parcelar, o usuário titular, portando RG e CPF originais (caso não
seja o titular deve estar munido de procuração, documentos originais de identificação e cópia dos documentos de identificação do titular) deve se dirigir a uma das lojas de atendimento ao cliente ou entrar em contato com os seguintes canais:

Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial.

As orientações descritas acima não contemplam débitos de fraudes ou protestos. Para esses casos é necessário que o cliente compareça a uma das Lojas de Atendimento para regularização.

10. Gostaria de consultar o débito de um imóvel?

Essa solicitação poderá ser feita por meio de dois dos seguintes canais:
Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial;

Será necessário informar a Matrícula do Imóvel, CPF, RG, E-MAIL e TELEFONE DE CONTATO, de acordo com o que seja solicitado no Canal de Atendimento utilizado.

11. Qual pode ser o motivo de falta d’água na minha casa?

A falta d’água pode ser decorrente de algum isolamento no bairro em função da retirada de um vazamento; de manutenção na estação de tratamento (o que é previamente avisado à população); chave geral fechada ou algum corte no fornecimento do imóvel.

12. Recebi minha conta agora, por que o valor do esgoto está maior do que o da água?

A cobrança de esgoto pode ser maior que a de água quando o imóvel possuir outra fonte de abastecimento, como por exemplo um poço. Para obter mais informações entre em contato conosco a partir de um dos seguintes canais de atendimento:

Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial;

13. Meu medidor (hidrômetro) foi substituído, a leitura está inferior à leitura apresentada na conta. O correto não seria pagar pela leitura do medidor?

Ao retirar a leitura de um medidor recém-instalado a empresa faz uma projeção do consumo para 30 dias, ou seja, é verificada a data da substituição até a data da leitura. Para obter mais informações entre em contato conosco a partir de um dos seguintes canais de atendimento:

Atendimento on-line no site da COSANPA;
Telefone: 0800 0195 195;
Lojas de Atendimento Presencial;

14. O que é água de reúso?

A água de reúso é obtida através do tratamento avançado dos esgotos gerados pelos imóveis conectados à rede coletora de esgotos. Pode ser utilizada em processos que não requerem água que seja potável, mas sanitariamente segura, gerando a redução de custos e garantindo o uso racional da água.