Reunião no Ministério Público define destinação temporária de fossas sanitárias domésticas
Publicado em: 2 de abril de 2019 - Horario: 15:31

Nesta terça-feira (19), foi realizada uma reunião entre Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Belém e Ananindeua e a Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Habitação e Urbanismo de Belém. O encontro tratou da destinação do material retirado das fossas sanitárias domésticas desses municípios.

Desde 2015, a Cosanpa recebe, em caráter emergencial por causa do fechamento do Aterro Sanitário do Aurá, dejetos de esgotamento sanitário encaminhados por empresas que atuam em serviços de limpa fossa. Na ocasião, ficou estabelecido as empresas poderiam despejar apenas esgotamento residencial doméstico e, além disso, teriam que fazer o pré-tratamento dos resíduos. Porém, após constatação visual de irregularidades, a Cosanpa solicitou à UFPA a análise química e laboratorial dos resíduos despejados pelos caminhões e foi constatada a presença de óleos, graxas, resíduos industriais e metais pesados. Além da falta do pré-tratamento.

A expectativa é de que nas próximas semanas a atividade seja reorganizada, já que foi acordado que a Cosanpa continuará, provisoriamente, na recepção do material, com as cautelas de rigoroso controle e entrada do material. “Em 15 dias úteis, será formatada e apresentada uma nova proposta para execução do serviço ao Ministério Público. Neste período, caso haja constatação visual de qualquer não conformidade que indique o despejo de efluente de origem não doméstica, a Cosanpa poderá suspender o serviço e comunicar imediatamente o Ministério Público”, concluiu Edson Cardoso, Gestor de Negócios da Cosanpa.

Compartilhar no: