Novos projetos para captação de água em Viseu estão sendo estudados pela Cosanpa
Publicado em: 2 de abril de 2019 - Horario: 15:06

“A questão da água em Viseu e Breves tem que estar entre as prioridades da Cosanpa”. Foi com essas palavras que o governador do estado do Pará, Helder Barbalho, iniciou o debate sobre o abastecimento de água em reunião realizada hoje à tarde (14), no Palácio dos Despachos.

Uma comitiva de representantes do município de Viseu veio até Belém para um encontro como governador. O presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Márcio Coelho, participou da reunião para apresentar as ações planejadas para o município. Além do prefeito de Viseu, Isaías Neto, também estiveram presentes vereadores da cidade, o deputado federal Cristiano Vale e o deputado estadual Renato Ogawa.

“O município trouxe a demanda para o governador para o equacionamento da água em Viseu. Um problema crônico, que já existe há bastante tempo. Nós vamos até Viseu fazer o levantamento da situação atual e apresentar um projeto para resolver o problema da água na cidade de forma definitiva. O governador autorizou fazer um remanejamento de recursos do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), na Caixa Econômica Federal,  para que possamos fazer o atendimento da demanda do município”, explicou o presidente da Cosanpa, Márcio Coelho.

De acordo com o prefeito de Viseu, Isaías Neto, o fornecimento de água na cidade é precário na cidade há muitos anos. “A questão da água é um problema sério. Nós temos no município 20 mil pessoas, em  4.883 residencias e, nesse total, apenas 1.123 têm água”.

Viseu é banhada pelo rio Gurupi, que enfrenta períodos de seca e também sofre influência das águas salgadas do mar. A geologia do município é rochosa e a captação de água é difícil em solos desse tipo. A Cosanpa apresentou duas possibilidade de captação diferentes da água  que serão estudadas para que a população possa ser beneficiada com serviço de qualidade.  “A previsão é de que o geólogo da Companhia vá ao local para ver as alternativas de captação de água, que é uma grande dificuldade do município. No período da seca, o manancial seca, e avaliar quais alternativas será viável de desenvolver na região”, concluiu Márcio Coelho.

(Foto: Marcelo Seabra / Ag.Pará)