Mais de 55% da ETE Una já foi construída
Publicado em: 24 de março de 2021 - Horario: 13:03

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, em Belém, segue em andamento e este mês alcançou o percentual 55,6% da obra concluída. O projeto, de responsabilidade da Companhia de Saneamento do Pará, irá atenderá cerca de 90 mil habitantes e terá capacidade de tratar 475 litros de esgoto por segundo.

“O que está sendo implantado, neste momento, é o prédio físico-químico onde nós temos a parte do tratamento preliminar com caixas de areia, peneiras rotativas e o físico-químico, que são os floculadores e flotadores. Este é o maior prédio dentro da Estação, estamos montando a estrutura e alguns equipamentos que serão instalados neste prédio já foram adquiridos, como a peneira rotativa, os equipamentos referentes à caixa de areia. E também, nessa unidade, será implantada a parte de tratamento de lodo, onde teremos tanque de lodo e as centrífugas, onde será feito a secagem do lodo. Também já iniciamos as instalações das tubulações do reator UASB para iniciarmos em breve a montagem hidromecânica desta parte do sistema”, explicou Magali Pinheiro, engenheira sanitarista da Cosanpa.

O empreendimento chegou a ficar com o projeto parado durante cinco anos e foi retomado pela nova gestão da Cosanpa em novembro de 2019. Estão sendo implantadas unidades de tratamento preliminar com gradeamento, peneira e caixa de areia; reator anaeróbio UASB – da sigla em inglês Ufplow Anaerobic Sludge Blanket, tecnologia utilizada para tratamento biológico de esgoto para decomposição anaeróbia da matéria orgânica; câmaras para tratamento físico-químico e desinfecção do efluente. Está prevista a implantação de outro reator futuramente, na segunda etapa, para ampliar a Estação e atender à vazão final da unidade.

Estão sendo investidos mais de R$ 84 milhões no empreendimento que realizará o devido tratamento sanitário de esgotos das áreas centrais de Belém. Com esse investimento, Belém vai passar a, efetivamente, tratar o esgoto com mecanismos que garantam maior qualidade ao conteúdo despejado no rio. A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2022.