Horta em Casa: Alunos de escola estadual aprendem a fazer horta com material reciclável
Publicado em: 6 de junho de 2019 - Horario: 16:57

Estimular a alimentação saudável e o contato com a natureza são alguns dos benefícios de ter uma horta em casa. Agora imagine dar essa responsabilidade para os pequenos e deixar que eles desempenhem o papel de acompanhar o crescimento de uma planta, respeitando o funcionamento da natureza. Essa é a ideia do novo projeto desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Pará.

Hoje, cerca de 40 alunos da Escola Estadual Esther Bandeira Gomes, no bairro da Sacramenta, receberam uma equipe do projeto Comitê Ambiental Escolar da Companhia da Cosanpa. Eles tiveram a oportunidade de aprender a fazer uma horta com o plantio de feijão, cheiro-verde e couve foram plantados pelos alunos.

“Nós iniciamos aqui na escola um projeto chamado arte e meio ambiente construindo uma cultura da sustentabilidade. Por conta desse projeto foi trabalhado nas salas de aulas o tema preservação do meio ambiente. Essa atividade é uma forma de fazer com que as crianças criem uma responsabilidade com o meio ambiente. Os alunos vão levar essa planta para casa, cuidar e observar o crescimento dela, para depois usufruir desse alimento, assim vão perceber que a natureza nos dar tudo que precisamos para sobreviver. A ideia é disseminar a sustentabilidade também na casa dos alunos e que os pais continuem e aumentem essa horta em casa”, explicou Renata Oliveira, professora da escola.

Os alunos ficaram bastante empolgados com a ideia de poder plantar e acompanhar o crescimento das plantinhas. “Eu plantei a semente, o próximo passo é jogar água para crescer e logo poder comer o que crescer aqui. Também quero plantar feijão”. É o desejo de Ryan Gabriel Amaral, que tem 6 anos de idade.

Para fazer a “Horta em Casa” os alunos confeccionaram vasos feitos de garrafa pet, receberam terra com adubo e plantaram as sementes. Eles reciclaram um material e criaram uma horta, essa foi mais uma atividade da Semana Mundial do Meio Ambiente promovida pela Cosanpa.

“A ideia principal do projeto foi formar esse comitê ambiental com professores e alunos para transformar o espaço escolar e conscientizar o aluno da importância de conscientizar o meio ambiente. Todo mês vamos fazer uma atividade, hoje estamos fomentando na vida dos alunos a “Horta em Casa”, para que eles levem essa ideia para casa e cultivem o verde. O aluno vai todo mês ter que mostrar como está o desenvolvimento da planta. Lembrando sempre que o nosso foco principal é o uso correto da água, mas trabalhamos para contribuir com o desenvolvimento dos alunos em todos os sentidos da preservação do meio ambiente”, ressaltou a Assessora de Programas Sociais da Cosanpa, Lene Oliveira.

Em maio, o Cantinho do Comitê Ambiental foi montado na escola Esther Bandeira, todo feito com material reciclado. “Eu fui convidado pelo Comitê Ambiental da Cosanpa a reaproveitar alguns materiais para deixar um espaço bem legal para os alunos. Nós confeccionamos uns banquinhos para as crianças merendarem. A minha ideia é seguir reaproveitando objetos como pneus e garrafas pet para melhorar o ambiente da escola, minha missão agora é manter esse espaço funcionando e melhorá-lo cada vez mais”, finalizou Julio César Ferreira Cunha, funcionário da escola.

Ao final da atividade, as crianças saíram satisfeitas com as suas hortas e prontas para ampliar essa plantação, entre elas, Ângelo Ferreira – que vai levar não só a horta para casa como a ideia da sustentabilidade: “Hoje eu plantei semente de cheiro-verde, vou molhar para crescer, quero aumentar minha horta, vou pedir para o meu pai para plantarmos também alguns legumes”.

Compartilhar no: