Estudantes de Marabá participam de palestra sobre esgotamento sanitário
Publicado em: 30 de maio de 2019 - Horario: 17:25

Uma manhã diferente e produtiva para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Francisco de Souza Ramos, em Marabá, no sudeste do Pará. Cerca de 60 alunos do 5º ano do ensino fundamental participaram da palestra “A importância do esgotamento sanitário”. A atividade faz parte do Comitê Ambiental Escolar, desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Por meio de imagens, vídeos e orientações, os alunos puderam entender de forma clara que o esgotamento sanitário é direito humano essencial, fundamental para a prevenção de doenças e ainda contribui para a economia dos gastos com internações em hospitais públicos.

“Eles explicaram tudo direitinho sobre o tratamento e a separação da água com o esgoto. Achei muito importante mostrar que nós temos que nos preocupar não só com o desperdício da água, mas com a forma que nós reutilizamos ela. Aprendemos que não podemos poluir os rios, porque pode prejudicar os animais e trazer riscos enormes para a nossa sociedade”, contou o aluno Vitor Costa.

A diretora da escola, Poliana Ramos, aprovou a iniciativa da Companhia em promover ações como essa e comentou sobre a necessidade de conscientizar as crianças sobre assuntos de cunho ambiental. “Para nós, a palestra é de suma importância e quando nós estabelecemos uma parceria com um órgão como a Cosanpa, que informa o aluno da importância do saneamento básico para nossa cidade e comunidade, o processo de conscientização acontece mais rápido. O aluno começa a ensinar em casa, a explicar ou dividir o conhecimento que recebe na escola e com isso a família aprende e fica mais consciente”.

“Eu gostei bastante. Nós aprendemos sobre a importância das limpezas dos poços e dos esgotos. A gente vai levar essa informação para casa e falar para os nossos pais, e eles também vão saber e ter mais cuidado”, concluiu a estudante Geovana Almeida.

Os projetos sociais da Cosanpa são realizados em áreas onde obras da Companhia estão sendo realizadas. Em Marabá, por conta dos novos empreendimentos de ampliação para abastecimento de água e atendimento de esgoto, existe uma programação extensa nas escolas e na comunidade para ajudar o desenvolvimento da cidade. É a Cosanpa trabalhando por você e pelo Pará.

(Texto: Caroline Monteiro)

Compartilhar no: