Estudantes da UEPA visitam Estação de Tratamento em Marabá
Publicado em: 30 de maio de 2019 - Horario: 17:27

Aliar o conhecimento da teoria aprendida na universidade com a prática. Foi o que os alunos do 7º período do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Pará (UEPA) do campus Marabá puderam vivenciar por meio de uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Na visita guiada, os universitários foram recebidos por técnicos e operadores da Companhia que explicaram sobre as etapas do tratamento, quantidade de bairros contemplados pelo serviço e os projetos desenvolvidos na cidade.

“Essa visita técnica é de muita importância em nível de conhecimento. Assuntos teóricos que a gente aprende na sala de aula e que hoje pudemos compreender pessoalmente e entender a complexidade do tratamento do esgoto. O nosso país é muito carente nessa questão, então é importante saber que aqui, na região norte, na cidade de Marabá, temos o privilégio de ter um serviço de qualidade”, afirmou a estudante Vanessa Oliveira.

A professora do curso de engenharia ambiental da UEPA, Ana Júlia Barbosa, reforçou que a visita foi de grande aprendizado para os seus alunos, pois puderam entender melhor o conteúdo que é ensinado. “O objetivo da visita foi mostrar para os alunos uma estação de tratamento de esgoto como forma prática da aplicação do conceito que eles vêem na sala de aula na disciplina de tratamento de água e de resíduos. E realmente entender a importância de uma unidade como essa para a cidade de Marabá e para o saneamento local”.

“A importância da visita técnica para nós como alunos é verificar na prática a importância de fazer o descarte correto do resíduo domiciliar e conservar o corpo hídrico do município. Tendo ele não só como corpo receptor do afluente, mas também para abastecimento doméstico”, explicou a estudante Virgínia Rodrigues.

A Cosanpa se preocupa em divulgar e levar conhecimento ambiental para a comunidade escolar e acadêmica por meio de palestras, visitas técnicas, atividades educativas. A ação faz parte dos programas sociais da Companhia, realizados durante o ano inteiro.

Texto: (Caroline Monteiro)

Compartilhar no: