Escola Municipal de Moju ganha parquinho infantil reciclado
Publicado em: 23 de julho de 2019 - Horario: 10:40

Quem vai até a Escola Municipal Maria da Conceição Trindade de Sousa encontra um parquinho bastante colorido e com mais brinquedos, todos feitos com pneus reciclados. Esse é o novo espaço que as crianças da escola usam para o lazer, uma iniciativa do projeto da equipe técnica social da Companhia de Saneamento do Pará, que é responsável pelo projeto Comitê Ambiental Escolar.

O Parque Infantil com Pneus Reciclados foi construído pela equipe da Cosanpa juntamente com os alunos do Comitê Ambiental Escolar da Escola Maria da Conceição, no município de Moju, nordeste do estado. O projeto, que realiza diversas atividades educacionais, desenvolveu a oficina com os estudantes junto com palestras abordando a importância da reciclagem de pneus, preservação do patrimônio, cuidados com o meio ambiente e também falou sobre pinturas com temas ambientais.

Para a montagem do novo parque, os alunos primeiro fizeram a reciclagem de pneus, depois a limpeza e pintura de cada um, após isso, eles começaram a pensar em quais brinquedos poderiam montar e de que forma eles poderiam ser usados também para desenvolver a psicomotricidade – um tipo de terapia que usa brincadeiras para fins terapêuticos em crianças e adolescentes – de quem frequenta o local, ou seja, uma atividade que uniu lazer, aprendizagem, coordenação motora, trabalho em grupo e disciplina. A construção do parque infantil foi feita com pneus e outros tipos de materiais reciclados.

A comunidade escolar ficou bastante satisfeita por terem recebido esse projeto na escola, principalmente os estudantes que se envolveram na atividade e vão poder usufruir do parquinho. Os coordenadores contaram que o parque da escola estava necessitando de uma atenção maior, então receber um projeto que acrescentou no conhecimento dos alunos e estimulou a criatividade, foi bastante enriquecedor.

Agora a Escola Municipal Maria da Conceição tem um parque totalmente diferente, e o mais importante, todo feito com a participação dos alunos e de forma sustentável, isso faz com que as crianças tenham cada vez mais cuidados e atenção com o ambiente escolar.