Cosanpa utiliza tecnologia de ponta para instalação de novas redes
Publicado em: 3 de outubro de 2019 - Horario: 13:39

Imagine instalar uma grande tubulação de água sem precisar escavar a rua inteira… Essa já é uma realidade nos Estados Unidos e em países da Europa. No Brasil, segundo especialistas, a tecnologia que permite a instalação de tubulações por métodos não destrutivos é recente. E, este mês, chegou ao nosso estado! Pela primeira vez nas obras de saneamento, a Companhia de Saneamento do Pará vai realizar a instalação de redes com a utilização desse método que não destroi as vias.

Para isso, um dos equipamentos já está sendo usado: o GPR (Ground Penetrating Radar), um georadar que funciona como uma espécie de ultrassom de verificação das camadas do solo. Com ele, é possível enxergar a posição das tubulações já existentes, além de outras estruturas que estejam debaixo da terra, como cabos de telefonia, redes de energia e de drenagem. O georadar está mapeamento as ruas do bairro do Marco, mas ainda irá passar por cerca de 20 bairros de Belém.

“Esse aparelho identifica as interferências existentes por radiofrequência, é uma forma de nós diminuirmos os riscos de acidentes. É uma tecnologia nova que estamos inserindo aqui no Pará. Quando nós estamos fazendo a perfuração ou escavando uma vala, o operador não consegue saber o que efetivamente tem debaixo do solo. Então, esse equipamento consegue visualizar antes da abertura do solo, visualizar o que tem lá embaixo”, explicou Thiago Lewerentz,  engenheiro do Consórcio Águas do Guamá.

O equipamento de tecnologia de ponta está sendo usado pelo Consórcio Águas do Guamá para a execução do Projeto de Controle e Redução de Perdas, contratado pela Cosanpa para melhorar a eficiência da rede em mais de 20 bairros da capital do estado. Além da atualização cadastral dos clientes (que já está em andamento), também será feita a instalação de hidrômetros e a substituição das antigas redes e cimento amianto por redes novas de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente, eficiente e o mais indicado atualmente para o setor de saneamento.

De acordo com a engenheira da Cosanpa, Tatiana Costa, que é a coordenadora deste projeto, as obras serão importantes para reduzir “as perdas aparentes e as perdas reais. As perdas aparentes são as perdas comerciais, por isso estamos fazendo a parte de realização de cadastro para conhecermos os nossos clientes e  também trabalharmos na questão do combate às fraudes. Em relação à perda real, vamos substituir toda a rede mais antiga da cidade que ainda é de cimento amianto e está concentrada nas áreas da sul e norte de Belém. Também vamos aplicar equipamentos de controle, como válvulas para controle de pressão noturna, que podem minimizar a quantidade de água perdida durante a noite e os casos de vazamentos ocultos, que não brotam no solo. Além da setorização do sistema para que, por exemplo, quando formos retirar um vazamento, não precisemos interromper o abastecimento em vários bairros. Vamos conseguir retirada de vazamento, suspendendo o fornecimento de água apenas na área relacionada ao vazamento”, garantiu Costa.

Além do georadar, a máquina que faz a instalação pelo método não destrutivo também já está em Belém. Após as análises do mapeamento que está sendo feito com o radar no solo para identificar a posição exata das novas redes, as substituições começarão a ser feitas.

Compartilhar no: