Cosanpa realiza mais de 100 acordos durante a 1ª Semana Semana de Solução de Conflitos de Consumo de Água e de Coleta de Esgoto
Publicado em: 13 de setembro de 2019 - Horario: 16:57

A Companhia de Saneamento do Pará encerrou hoje a 1ª Semana de Solução de Conflitos de Consumo de Água e de Coleta de Esgoto. De segunda à sexta-feira, a Cosanpa recebeu os seus clientes na sede de São Brás com o objetivo de melhorar o relacionamento com o consumidor, buscando entendimento extrajudiciais, para isso, foi criado um ambiente para propor soluções a conflitos relacionados ao abastecimento de água e atendimento de esgoto.

Durante essa semana, mais de 100 acordos foram fechados, além disso, cerca de 60 audiências, que estavam agendadas nos órgãos de defesa do consumidor para serem realizadas até o início de 2020, foram antecipadas e realizadas no evento. Os clientes que tinham reclamações tiveram a oportunidade de ir diretamente à Cosanpa, onde estiveram reunidos os órgãos de defesa do consumidor para solucionar problemas e orientar a população.

Dona Gleiciane Leal, moradora do bairro do Jurunas, ficou muito satisfeita com o atendimento que recebeu na Companhia. “Eu procurei a Defensoria Pública do Estado e fui orientada para vir até a sede da Cosanpa participar da semana de conciliação. Chegando aqui fui bem atendida, o atendimento foi super rápido e já vou para casa com o meu acordo feito”, contou dona Gleiciane.

Representando o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), a juíza Betânia Figueredo aprovou a iniciativa da Cosanpa e disse ainda que o Tribunal de Justiça será sempre parceiro da Companhia em ações como essa.

“Essa ação mostra respeito ao seu usuário, a valorização de ouvir o seu cliente, não apenas buscar um juiz impor uma sentença. Certamente entre as partes, Cosanpa e usuário, cada um mostrando suas necessidades e interesse chega-se a uma solução adequada e muito mais rápida. Essa é a melhor forma de resolver os conflitos, e a Cosanpa deu esse primeiro passo, mostrando que também compartilha com essa ideia e acredita nisso. Medida louvável”, enfatizou a juíza do Tribunal de Justiça do Estado.

Antonio Bahia estava com pendências na Companhia e aproveitou a oportunidade. Morador do bairro da Pedreira, ele falou que nos últimos anos teve alguns problemas com a Companhia por conta de inquilinos que alugaram os seus imóveis e deixaram débitos, ele aproveitou a semana de conflitos e resolveu essas pendências. “Eu vi no jornal que a Cosanpa estava fazendo essas conciliações, percebi que era uma ótima oportunidade para negociar alguns débitos deixados por inquilinos passados. Consegui um atendimento eficiente, com uma ótima negociação, desconto, foi ótimo, estou saindo satisfeito e vou direto pagar essa dívida”, contou Bahia.

A Companhia de Saneamento do Pará ficou bastante satisfeita com o resultado da 1ª Semana de Solução de Conflitos, conseguiu aproximar o seu cliente e mostrar que está disposta a fazer acordos.

“Mostramos para o nosso cliente que temos compromisso e respeito por ele, e também demos celeridade as audiências, assim contribuindo com o TJE. Estamos muito contentes em saber que a Cosanpa agora também é um local que tratativas extrajudiciais podem ser feitas. A partir de então, a Semana de Conflitos passa a fazer parte do calendário da Companhia”, concluiu Edson Cardoso, gestor de negócios da Cosanpa.

Compartilhar no: