Cosanpa e Sedop definem ações para melhorar abastecimento de água em São Francisco do Pará
Publicado em: 1 de abril de 2019 - Horario: 16:01

Na manhã de hoje (12), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) receberam uma comissão da prefeitura de São Francisco do Pará para discutir o abastecimento de água no município.

Participaram da reunião o presidente da Cosanpa, Márcio Coelho, o prefeito de São Franscico do Pará, Professor Marcos César Silva, os vereadores Naldão, Vanildo, Antônio Brito, a Secretária de Administração da cidade, Lícia Bittencourt, diretores da Companhia e representantes da Sedop.

Moradores do bairro Cristo Redentor reclamam da prestação do serviço. Engenheiros da Cosanpa estiveram na cidade no último fim de semana e constataram a queda de produção do sistema responsável pelo abastecimento desta área. Segundo o prefeito do município, a população enfrenta problemas no fornecimento de água há anos. “O sistema de abastecimento de água não supre toda a demanda dos bairros centrais, porém este problema se agravou com uma manutenção que foi feita, deixando a cidade mais de dez dias sem água”, disse o prefeito Marcos César Silva.

Na reunião, ficou definido que uma equipe de engenheiros da Cosanpa irá até o município esta semana para que uma nova avaliação seja feita para o início das ações que vão resolver a situação. “Nós vamos trabalhar em duas linhas: uma é a solução definitiva, que é a obra da Sedop com financiamento da Funasa, que já está em fase final de licitação para continuidade da obra. Como esse processo vai demorar um pouco mais, nós vamos fazer com a Cosanpa uma solução emergencial para abastecer imediatamente o bairro Cristo Redentor que é o bairro com os maiores problemas. A produção de água atual irá melhorar com uma adutora que vai abastecer o bairro. Mas, a expectativa é de que quando a obra for totalmente concluída toda a cidade terá água de qualidade”, explicou Alírio Oliveira, engenheiro da Sedop.

“Hoje foi uma grata reunião, já que conseguimos alinhar várias ações que irão beneficiar a população de São Francisco do Pará”, concluiu Renata Maneschy, Assessora de Regulação e Novos Negócios da Cosanpa.