Cosanpa e Caixa Econômica Federal fazem visitas técnicas às obras de Santarém
Publicado em: 22 de outubro de 2019 - Horario: 09:35

Hoje (22) e amanhã (23), comitivas da Companhia de Saneamento do Pará e da Caixa Econômica Federal visitam as obras que estão em andamento no município de Santarém e no distrito de Alter do Chão para acompanhar os serviços e garantir o execução adequada do trabalho.

Esta é a primeira vez que o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, visita à região para ver de perto a operação dos sistemas que estão em funcionamento e também acompanhar as obras que estão em andamento. Hoje, haverá reunião com vereadores do município para discutir melhorias nos serviços oferecidos pela Companhia e também com o prefeito da cidade. À tarde, a comitiva segue para os sistemas em operação no município e para o canteiro de obras da ampliação do sistema de água de Alter do Chão.

“A obra de ampliação do sistema de água de Alter do Chão parou no ano passado e a de Santarém estava parada desde 2016. Exemplos da situação de abandono em que a Companhia estava. Nosso compromisso é mudar essa situação e garantir a reestrutura da Cosanpa e a qualidade dos serviços à população. É por isso que estamos aqui”, enfatizou o presidente José Antonio De Angelis.

“Só do presidente da Cosanpa vir até aqui e conversar conosco já mostra a mudança. Estamos debaixo do maior aquífero do mundo e tem gente ainda sem água. Eu torço pela Cosanpa e pelo governo, mas é preciso planejamento para realmente mudar essa situação”, disse Tadeu Cunha (DEM), um dos vereadores que participou da reunião, nesta manhã no Centro Regional de Governo.

Os investimentos em Santarém e Alter do Chão somam R$ 145 milhões.

Alter do Chão – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) aprovou em setembro o projeto de esgotamento sanitário para Alter do Chão, na região do Baixo Amazonas. O projeto da Cosanpa está entre os 44 aprovados para acesso a financiamentos de obras e estudos na área de saneamento no país para beneficiar 39 municípios brasileiros.

Na região Norte, o projeto de Alter do Chão foi o único contemplado pela portaria No 2.141/2019. O empreendimento será no valor de R$ 51 milhões e vai contemplar três elevatórias, uma estação de tratamento, 27 quilômetros de rede de esgoto e 1.035 ligações domiciliares. Os recursos são oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Além disso, em Alter do Chão, está em andamento a obra do novo sistema de abastecimento de água. Um investimento de mais de R$ 16 milhões para garantir água de qualidade para a população do distrito santareno.

• Santarém – Desde 2016, a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Santarém estava parada. O empreendimento que soma mais de R$ 78 milhões foi retomado no segundo semestre do ano.