Cosanpa conclui trabalho do Comitê Ambiental na Escola Municipal Doralice de Andrade Vieira, em Marabá
Publicado em: 4 de dezembro de 2019 - Horario: 14:34

Durante três anos a equipe da assessoria de programas sociais da Companhia de Saneamento do Pará atua com o Comitê Ambiental Escolar na Escola Municipal Doralice de Andrade Vieira, em Marabá, sudeste do estado, ao longo desses anos diferentes ações voltadas para conscientização ambiental e desenvolvimento socioeducativo foram realizadas com toda comunidade escolar.

Hoje (04), foi feita uma ação para conclusão do trabalho, a Cosanpa juntamente com os alunos que fazem parte do Comitê Ambiental entregaram para escola um parquinho todo revitalizado e com brinquedos feitos com material reciclável. Desde o início do semestre os alunos vêm trabalhando na confecção dos novos brinquedos, primeiramente eles recolheram pneus que estavam abandonados no entorno da escola e aos poucos foram montando os novos brinquedos.

“O parquinho foi um trabalho muito especial do Comitê Ambiental Escolar da Cosanpa, utilizamos os pneus que estavam jogados na rua e acumulando água parada, o que ajudava na proliferação do mosquito da dengue. Fiquei muito feliz de participar do projeto de Cosanpa, aprendi muito, principalmente sobre reciclagem”, contou o aluno Cleidison Kauan.

A Companhia também promoveu outras atividades para mudança do espaço da escola, no primeiro semestre desse ano foi feita uma oficina de grafite, os alunos grafitaram os muros da escola com imagens alusivas ao uso consciente da água e a importância da leitura.

Também foi feita a mudança de todas as lixeiras da escola, alunos transformaram garrafões de água em lixeiras. O Comitê Ambiental Escolar também fez a revitalização da horta, os pneus foram pintados e foram plantadas novas hortaliças, o que contribuiu bastante para merenda escolar.

“A Cosanpa tem uma parceria muito boa com a nossa escola, são três anos de muito trabalho, mensalmente a equipe da Companhia está aqui fazendo palestras de assuntos variados e oficinas educativas. Eu espero que ano que vem possamos dar continuidade ao projeto da Cosanpa, pois é um ótimo suporte para escola, os pais dos alunos ficaram muito gratos com todo esse trabalho”, comentou a diretora da escola Maria Nunes.

A missão do Comitê Ambiental Escolar da Cosanpa é ajudar os alunos a transformarem a escola em um espaço agradável. “Estamos nas escolas para ajudar os alunos, fazer com que eles se sintam cada vez melhor no ambiente escolar, e também conscientizar cada um sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso dos recursos hídricos. Estamos nos organizando para voltarmos a escola ano que vem com um novo projeto”, declarou Lene Oliveira, assessora de programas sociais da Cosanpa.

A assessoria de programas sociais atua nos locais em que a Cosanpa tem obras em andamento. No final do mês de novembro, a Companhia concluiu as obras de duas elevatórias de coleta de esgoto que estão ligadas à Estação de Tratamento de Marabá. O projeto, que era de 2011 e se arrastou ao longo dos últimos anos, saiu do papel e já está em operação, atendendo a população.