Ampliação e reforma do sistema CDP já estão em fase final
Publicado em: 8 de julho de 2020 - Horario: 15:09

Quem mora nos bairros Maracangalha, Val-de-Cans e Barreiro, em Belém, conviveu com interrupção diárias no abastecimento de água durante décadas. Pelo menos duas vezes ao dia, o fornecimento de água era interrompido para reabastecimento dos reservatórios. Mas, essa rotina já começou a mudar.

O sistema que abastece estes bairros é o CDP, que foi entregue pela gestão anterior sucateado, com apenas 4 de 8 poços em funcionamento, sendo que somente 2 estavam em funcionamento satisfatório. Desde 2019, um novo projeto começou a ser estudado para melhorar o abastecimento na área.

O investimento foi de R$ 1,8 milhão para perfuração de um novo poço de 240 metros de profundidade; recuperação com filmagem, limpeza e equipamento dos poços 3 e 6; limpeza de dos poços 1 e 5; revitalização e reativação do reservatório elevado parado há cerca de cinco anos, além da pintura e urbanização do complexo.

“Primeiro, realizamos a perfuração de mais um poço. Segundo, a revitalização de dois poços já existentes: o poço 3 e o poço 6. Com isso, nós conseguimos aumentar a produção de água para o setor. Agora, estamos trabalhando na regularização desse abastecimento, o bombeamento, o sistema de distribuição de água para a população. Com isso, já conseguimos deixar o abastecimento pleno, em funcionamento, para que a população dessa área saia do rodízio que existia há mais de 30 anos”, explicou José Antonio De Angelis, presidente da Companhia de Saneamento do Pará.

Nesta quarta-feira (8), o presidente da Cosanpa esteve no Complexo CDP para acompanhar as obras no local. Com a perfuração do novo poço e as melhorias, os testes finais de distribuição já estão sendo feitos e não está sendo mais necessário interromper o abastecimento durante o dia para reabastecimento do reservatório. A intermitência que havia no sistema irá acabar e a população dos bairros Maracangalha, Val de Cans e parte do Barreiro contarão com abastecimento contínuo.

“Agora, são os ajustes finais e a urbanização, pintura para deixar tudo pronto e organizado, como prometemos que faríamos para melhorar o abastecimento na área do CDP”, finalizou De Angelis.

 

Compartilhar no:
Ampliação e reforma do sistema CDP já estão em fase final