Ações de educação ambiental mobilizam alunos de escola municipal em Marabá
Publicado em: 7 de novembro de 2019 - Horario: 17:22

A educação ambiental é capaz de formar cidadãos conscientes e críticos, comprometidos com o futuro do planeta. Conceitos relacionados ao meio ambiente, como sustentabilidade, preservação, conservação e reciclagem, são desenvolvidos a partir da percepção desse estudo.

Dentro das escolas, a educação ambiental possui grande importância, é por meio dela que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável.

A Companhia de Saneamento do Pará reforça a conscientização ambiental nas escolas, realizando palestras e oficinas que abordam o tema. Na Escola Municipal Professora Doralice de Andrade Vieira, em Marabá, sudeste do estado, a Cosanpa promoveu atividades sobre os impactos do lixo urbano no meio ambiente, limpeza do entorno da escola e oficina de brinquedos com material reciclável.

Com o Comitê Ambiental Escolar, a equipe técnica social da Cosanpa organizou a confecção de um novo brinquedo para o parque da escola: uma centopeia feita com material reciclável. Os alunos que participam do comitê revitalizaram pneus e coloriram pedaços de madeira para fazer a base do brinquedo.

Com a parceria da Cosanpa, os próprios alunos contribuem para a mudança do parque da escola. “Estamos transformando o parquinho, fizemos um brinquedo novo que empolgou todos os alunos da escola. Muito legal juntar a reciclagem com a nossa diversão”, contou a aluna Fernanda Costa, integrante do Comitê Ambiental Escolar da Cosanpa.

Os alunos do 3º ano participaram de uma palestra sobre os impactos do lixo urbano para o meio ambiente e, em seguida, fizeram uma limpeza ao redor da escola, coletando o lixo que estava descartado na rua e orientando os moradores sobre coleta seletiva.

“Essa ação é muito é de extrema importância para os alunos, sempre abordamos o tema em nossas aulas, trabalhamos a reciclagem com eles e a Cosanpa promove atividades que vem para somar e reafirmar tudo o que estudamos”, disse a professora do 3º ano, Valdemira Andrade.

Ações de educação ambiental mobilizam alunos de escola municipal em Marabá