Unidade de Negócio da Cosanpa alcança 2 anos sem acidente de trabalho com afastamento
Publicado em: 29 de setembro de 2023 - Horario: 13:56

A segurança dos trabalhadores é uma das prioridades da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) na rotina de serviços voltados para a produção e distribuição da água nos 52 municípios do Estado. O trabalho da equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho junto com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA’s) resultou em um marco importante para a Unidade de Negócio da BR-316, UN-BR. Já são 2 anos sem nenhum acidente com afastamento dos trabalhadores.

“Ter 730 dias sem acidentes de trabalho com afastamento em uma unidade que abrange tantos setores e funcionários é uma grande conquista para a Cosanpa e para os colaboradores. Esta conquista se estende a todos aqueles que optam a todo instante por atitudes seguras, com comprometimento, empenho e dedicação”, disse Carla Oliveira, gerente executiva de segurança e medicina do trabalho da Cosanpa.

A Cipa da UN-BR promove periodicamente ações de prevenção e preservação da saúde, segurança e qualidade de trabalho aos funcionários da unidade para reduzir qualquer risco de acidente. “A CIPA UN-BR promove a comunicação da segurança de forma visual através de placas sinalizadoras de atenção espalhadas por toda a unidade e através de palestras e reuniões educativas quanto a saúde e segurança dos trabalhadores. Ela busca ainda orientar a importância da utilização adequada de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que visa proteger o trabalhador no momento das atividades laborais”, destacou Celso Lemos, engenheiro e presidente da Cipa da UN-BR.

Para Flávio Neto, que trabalha no setor operacional, essas ações são “fundamentais para a execução das nossas atividades, é muito bom trabalhar sabendo que dentro da empresa há uma equipe que se preocupa com a nossa segurança”, destacou.

São exatos 730 dias sem registros de acidentes. As ações para continuar garantindo a saúde e segurança dos trabalhadores envolve todos os trabalhadores, o compromisso em seguir as recomendações e respeitar os limites. É um dever de todos envolvidos no processo. O gestor da unidade de negócio, Wanderley Nascimento, pontuou que “é de fundamental importância a continuidade do treinamento dos cipeiros e dos trabalhadores para alcançar o resultado expressivo, assim como o engajamento de toda a equipe e conscientização que, a segurança do trabalho, faz parte do dia a dia e é fundamental para a saúde ocupacional do trabalhador.

“Para nós, é um grande desafio, mas com o avanço nas ações de capacitação dos profissionais e intensificação das ações diárias de segurança juntos aos funcionários, podemos expandir esse cenário para as demais unidades da Companhia”, finalizou a gerente executiva de segurança e medicina do trabalho da Cosanpa.

Compartilhar no: