Obra em Sistema de Abastecimento de Água em Castanhal aumenta qualidade de vida da população
Publicado em: 14 de novembro de 2023 - Horario: 11:24

Garantir mais qualidade de vida à população a partir do aperfeiçoamento do fornecimento de água no Estado, é o principal objetivo da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Em Castanhal, cerca de R$ 120 milhões já foram investidos na construção de novos sistemas de abastecimento de água.

Desde o ano passado, o governo do Estado já realizou a entrega de três novos setores de abastecimento para o município nos bairros de Jaderlândia, Cohab e Estrela. As obras dos setores Santa Catarina e Comandante Assis/ Usina avançam, com o registro de mais de 80% dos serviços finalizados. A conclusão destas obras beneficiará mais de 120 mil habitantes do nordeste paraense.

“Com as novas tecnologias que vão surgindo, a Cosanpa vai se adequando para atender as necessidades de inovações e melhorias de sistemas por meio das obras dos setores. São obras completas, com a troca de todos os equipamentos eletromecânicos, toda a parte elétrica, foram construídos muros nos setores pela segurança dos operadores, novas tubulações e extensões de rede para atender a nossa população. Os novos sistemas estão em pleno funcionamento. Eles só são interrompidos em situações emergenciais ou em algum tipo de manutenção programada”, explica Samara Furtado, coordenadora técnica da Cosanpa em Castanhal.

Nilda Monteiro, moradora do bairro Cohab há 35 anos, celebra o novo sistema de abastecimento de água entregue pelo Governo do Estado em 2022. “Antes não tínhamos o fornecimento de água com a qualidade que temos hoje. Após as obras, melhorou bastante, a água vem bem limpinha, sem a interrupção do serviço. O cuidado com a água é essencial. Água é vida. E ter esse olhar pra população é fundamental. O investimento do governo nessa área representa mais qualidade de vida para as pessoas”, reforça.

AVANÇO NAS OBRAS – O antigo setor Comandante Assis era composto apenas por duas bombas de recalque, um reservatório apoiado de pequeno porte e um poço. A desinfecção era feita com partilhas de cloro. A coordenadora informa que o novo sistema que está em implantação é completo, com a produção de dois poços profundos.

“Será realizada uma interligação com o sistema do setor Usina, aumentando a produção de água para região central de Castanhal, com um reservatório com maior capacidade de armazenamento, uma Estação de Tratamento de Água, que melhora a qualidade da água fornecida passando por um processo de aeração e filtração da água, processos mais eficientes de desinfecção. Trabalhamos para melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida da população”, ressalta Samara Furtado.

Compartilhar no: