Novo sistema by-pass otimiza abastecimento da Cosanpa em Vigia
Publicado em: 23 de janeiro de 2024 - Horario: 13:46

A Companhia de Saneamento do Pará tem a cobertura de cerca de 90% do abastecimento de água no município de Vigia, o que representa 45 mil moradores. Para dar mais segurança nas manutenções foi feito um projeto para interligações subterrâneas, conhecidas como by-pass. As equipes trabalharam durante todo o mês de dezembro de 2023 executando o projeto.

“Foi realizada a instalação do by-pass em dois poços da Estação de Tratamento de Água. Já havia um by-pass instalado na Unidade Operacional ‘João Pessoa’, que foi ativado em outubro. No segundo semestre de 2023, houve uma situação emergencial onde as duas bombas da ETA pararam, por isso reativamos o by-pass e fizemos um projeto para outras interligações subterrâneas”, explica a supervisora da Cosanpa em Vigia, Luma Brabo.

O sistema by-pass desvia o fluxo de água e garante que a movimentação do líquido não seja interrompida durante a manutenção e recuperação de tubulações, trazendo mais segurança, rapidez e eficiência para as operações da companhia. As instalações subterrâneas já se encontram em funcionamento, faltando apenas as caixas de registros para que a estrutura seja finalizada, o que deve acontecer nos próximos dias.

Outros investimentos – Para fortalecer o abastecimento de água em Vigia, a Cosanpa trocou os conjuntos motobomba dos dois poços que atendem o município. Também foi feita a limpeza de rede em algumas ruas do bairro Centro, o que garantiu a melhoria na pressão da água que chega na casa dos vigienses. As equipes também realizaram a extensão de rede em uma nova área do bairro Castanheira, beneficiando mais de 150 pessoas.

Compartilhar no: