Novo Setor de Abastecimento de Castanhal já está quase pronto para ser entregue para a população
Publicado em: 3 de março de 2023 - Horario: 16:37

Melhorar a prestação de serviços de saneamento e a qualidade no fornecimento de água para os moradores de Castanhal, nordeste do estado. Foi com essa missão que uma comitiva da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizou nesta sexta-feira (03) uma visita técnica nas instalações do novo sistema de abastecimento de água do município de Castanhal, o Setor Estrela. Com a realização das obras e serviços de ampliação do sistema de abastecimento de água, o novo complexo já está quase pronto para ser entregue à população, por meio do Governo do Estado.

“O objetivo da vistoria é conferir de perto todas as instalações do sistema de abastecimento de água, que brevemente será entregue para a população, onde só quem ganha são os moradores, que receberão um sistema que produz água com perfeita qualidade, potável para beber e que atende a todos os padrões de potabilidade que são exigidos”, ressaltou Janete Piauhy, Gestora de Obras da Cosanpa.

O objetivo do projeto do setor é melhorar a capacidade do fornecimento de água para atender de forma adequada os moradores da cidade. “O novo sistema de abastecimento conta com a captação de dois poços tubulares com vazão de 500 m3/h, estação de tratamento de água com vazão de 576 m3/h, reservatório apoiado com capacidade de 1.800 m3. Não podemos esquecer que teremos também uma elevatória de água tratada que conta com a instalação de 3 conjuntos moto-bombas de 223 m3, além da implantação de uma rede de distribuição de 19,04 km”, pontuou Armando Machado, engenheiro responsável pela obra.

Outro ponto positivo da ampliação do novo setor de abastecimento da cidade é que ele conta com um projeto de urbanização e sistemas elétricos e de automoção, tudo para garantir água tratada e qualidade de vida para a população.

Ainda de acordo com a Diretora de Operações da Companhia, Cleide Ferreira, “Para a operação que vai receber esse novo complexo de abastecimento, é de fundamental importância realizar vistorias como essa, para que possamos confirmar se está tudo dentro do que consta no projeto final no que diz respeito à operação do sistema, para que possamos dar a finalização correta para a obra com o intuito de garantir segurança e qualidade no serviço”.

São investimentos na área do Saneamento que chegam em locais que até então eram carentes de investimentos. “Agora os moradores dessas área terão uma água de qualidade. Bairros como o Estrela, Cantagarás, Estrela Velho, serão alguns dos beneficiados com essa entrega do Governo do Pará. A potência da água é tão forte, que este setor será capaz de atender até os moradores do Centro de Castanhal”, destacou Osvaldo Pereira, Gestor de Negócios da Cosanpa em Castanhal.

De acordo com José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, presidente da Cosanpa, é de suma importância realizar esse tipo de vistoria antes da obra ser entregue para os consumidores da Companhia. “Por determinação do Governador Helder Barbalho, estamos visitando mais uma etapa do projeto de abastecimento de água de Castanhal. Com a conclusão dessa etapa, o novo setor vai beneficiar mais de oito mil habitantes do município, que receberão água tratada, melhorias no abastecimento e terão mais qualidade de vida, marca da Cosanpa e do Governo do Estado”, finalizou José Fernando. O investimento total do Setor Estrela é de mais de 26 milhões de reais e a obra deverá ser entregue ainda neste semestre.