Mais de 200 famílias de Alenquer são cadastradas no Programa ‘Água Pará’
Publicado em: 8 de fevereiro de 2023 - Horario: 08:56

O município de Alenquer, no oeste paraense, recebeu a ação de cadastramento do programa social “Água Pará”, realizado pelo governo do Estado por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social com o custeio do consumo de água no período de dois anos.

A iniciativa contou com o apoio das equipes da Companhia, que se concentraram na Avenida Benedito Monteiro, nº 301, bairro Centro, para receber os moradores do município e efetuar o cadastro no programa.

A moradora Maria Salete aproveitou a oportunidade para garantir o benefício concedido pelo governo estadual. “Esse programa veio realmente beneficiar as pessoas carentes que precisam muito desse auxílio. Eu só tenho a agradecer ao governo do Estado por trazer o ‘Água Pará’ e ajudar o povo de Alenquer”, ressaltou a dona de casa.

De acordo com o coordenador Operacional do programa, Robson Querino, a ação no município garantiu o cadastro de mais de 200 famílias. Desta forma, muitas pessoas serão beneficiadas com o abastecimento de água custeado pelo Estado.

“O objetivo é que todas as cidades atendidas pela Companhia recebam a iniciativa para cadastrar os interessados em fazer parte do programa social, pois ele garante o pagamento das contas de água de famílias que consomem cerca de 20 mil litros, apurado com base na média dos últimos seis meses. O consumo excedente aos 20 metros cúbicos garantidos pelo programa é pago pelo consumidor”, informou Robson Querino.

Para ser beneficiado é necessário ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), e o registro da conta de água com a mesma titularidade do CPF. Para as famílias que têm registro no CadÚnico e são clientes da Cosanpa basta comparecer a um dos polos, com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa, comprovante de residência, cartão do Programa Bolsa Família ou resumo do CadÚnico.

Contas quitadas – O Programa “Água Pará”, lançado em setembro de 2021, continua transformando ainda mais a vida da população, beneficiando famílias de baixa renda com o custeio da conta de água. O Governo do Pará paga o consumo de até 20 metros cúbicos (equivalente a 20 mil litros de água) por mês, e as famílias recebem as contas quitadas.

De janeiro a dezembro do ano passado, a Cosanpa realizou várias ações de cadastramento nos municípios em que presta serviço, entre eles Castanhal, Capanema, Tailândia, Dom Eliseu e Conceição do Araguaia. Este ano, a caravana do “Água Pará” já passou por Abaetetuba e Alenquer.

Em 2022 foram realizados mais de 142 mil cadastros, atendendo mais de 643 mil pessoas com o programa social, que hoje já recebem água tratada e estão com as contas pagas. Um investimento de mais de R$ 220 milhões do Tesouro estadual.

Compartilhar no: