Limpeza em reservatórios de água beneficiará mais de 320 mil pessoas em Belém
Publicado em: 4 de abril de 2024 - Horario: 15:46

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realiza até a próxima segunda-feira, 8, a lavagem e higienização de sete grandes reservatórios de água que abastecem mais de 320 mil moradores de Belém. O serviço garante mais qualidade à água distribuída em aproximadamente 15 bairros da capital paraense.

“A higienização e limpeza de reservatórios consiste basicamente em manter um padrão de potabilidade e qualidade da água. Para isso, a Cosanpa mantém um planejamento para a realização dessas lavagens considerando as normas estaduais e federais do setor de saneamento sobre o tema”, explica o engenheiro sanitarista da Cosanpa, Jacques Martins.

Semelhante à lavagem de uma cisterna residencial, a limpeza de reservatórios da Cosanpa envolve uma infraestrutura mais complexa, que demanda todo um planejamento para evitar desabastecimento, profissionais especializados, equipamentos de segurança e atendimento a legislações de saúde e saneamento.

“A realização deste tipo de serviço requer a redução do nível de água do reservatório para que as equipes de limpeza consigam entrar na estrutura e fazer a lavagem. Com isso, há redução na pressão do abastecimento ou mesmo suspensão temporária do fornecimento. Em ambos os casos, informamos com antecedência canais oficiais para que a população possa se preparar”, acrescenta Jacques.

Nesta etapa do cronograma, os reservatórios higienizados integram a área de abrangência dos bairros: Pedreira, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Marco, Souza, Castanheira, Marambaia, Val de Cans e Marex.

Os serviços foram iniciados desde o dia 26 do último mês no reservatório que fornece água para o conjunto Paraíso dos Passáros, Promorar, Maracangalha e Miramar. Na segunda-feira, 8, a lavagem será realizada na cisterna que abastece o Gleba 1, 2 e 3 e parte da Nova Marambaia.

Texto: Marcelo Leite – Ascom/Cosanpa

Compartilhar no: