Instalação de conjuntos motor-bomba vai garantir abastecimento na Grande Belém
Publicado em: 25 de agosto de 2023 - Horario: 11:50

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vem investindo para fortalecer o abastecimento de água na região metropolitana de Belém. Para isso, foram instalados 4 conjuntos motor-bomba na Elevatória de Água Bruta(EAB) Guamá, que vão garantir o nível seguro dos lagos Bolonha e Água Preta para abastecimento.

Os dois lagos, que são reservatórios naturais, recebem água bombeada do rio Guamá, pelos conjuntos motor-bomba que bombeiam, em média, 22.000 m3/h. Antes, o trabalho era feito com somente 2 conjuntos em funcionamento, por isso a necessidade de se instalar mais 4, totalizando 6 conjuntos, que é o ideal.

“Tínhamos 2 bombas na EAB Guamá e, como os lagos estavam abastecidos por conta das chuvas, não tivemos problemas. Quando chega o segundo semestre, em que as chuvas são mais escassas, precisamos estar com os equipamentos aptos, com essas 6 bombas para que os municípios não sofram com o desabastecimento”, explica a diretora de Operações da Cosanpa, Cleide Ferreira.

“A gente efetuou a desmontagem dos equipamentos e levantamento de tudo que seria preciso. Nós estamos falando de bombas de grande porte. Temos pelo menos 5 metros de colunas de bomba, então são várias peças. A recuperação foi com matéria-prima bruta, preparamos as peças até chegarem na medida correta para operação das bombas”, disse Ray Dayvid, engenheiro sanitarista que acompanhou o processo.

Os lagos Bolonha e Água Preta estão com 51,7% e 42,4% do nível, respectivamente, mas a expectativa é de chegar em 100% com os novos equipamentos. Todo serviço para a instalação dos conjuntos foi feito na própria oficina mecânica da Cosanpa, com cerca de 20 profissionais envolvidos. Foram 6 meses de trabalho para recuperar os motores, um investimento de 100 mil reais com recursos próprios da Companhia.

“Praticamente conseguimos recuperar uma bomba por mês e garantir estabilidade. A gente já consegue perceber o volume do nível dos lagos, sendo que em três dias a gente já conseguiu subir 18 cm no Água Preta e 14 cm no Bolonha, então a tendência agora é que a gente consiga chegar próximo do nível máximo dos lagos, dando tranquilidade no que diz respeito a garantir o fornecimento de água tratada para a população”, completou Ray.

Complexo Bolonha – O projeto do Complexo conta com a Estação de Tratamento de Água (ETA) entregue em março de 2020, com a capacidade para abastecer mais de 1 milhão de pessoas de Belém, Ananindeua e Marituba. Já a subestação de energia elétrica, que passa por modernização e ampliação, está com 58,57% das obras concluídas. Ela terá a capacidade praticamente dobrada com aumento de 17,5 MVA para 30 MVA, com 5 transformadores de 69 mil volts, a maior da Companhia no Estado.