Governo entrega novo sistema de abastecimento de água da Cosanpa em Castanhal
Publicado em: 3 de abril de 2023 - Horario: 08:45

Moradores do município de Castanhal, que integra a Região Metropolitana de Belém, já dispõem de um novo Sistema de Abastecimento de Água no Setor Estrela. Com o objetivo de aperfeiçoar o fornecimento de água, e garantir mais qualidade de vida à população, o sistema foi construído pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), por meio do Governo do Estado, e entregue para os consumidores do município nesta sexta-feira (31) .

Para o governador Helder Barbalho, a entrega do sistema vai fazer a diferença na vida das pessoas do município. “É um investimento importante do Governo do Estado. Festejo que a comunidade dos bairros atendidos por este sistema recebam a água tratada da Cosanpa. Vamos continuar os investimentos para que Castanhal atinja a universalização ao acesso à água potável”, destacou.

Rosa Maria Alves é moradora do bairro Ana Júlia há quinze anos. Acompanhada da neta Karine, de dez anos, fez questão de prestigiar a entrega da obra que levará mais qualidade de vida para os moradores da área. “Para nós, é um privilégio receber esse sistema novo. Em nome de toda comunidade, nós só temos a agradecer ao Governo do Estado, pois não só eu mas muitos necessitam desse serviço. Agora chegou a nossa vez”, celebrou a dona de casa.

Mauriane Flores, técnica em segurança do trabalho, acompanhou de perto o andamento da obra, afinal, é uma dos cerca de cem trabalhadores que ajudaram a construir o novo sistema. Emocionada, falou da oportunidade de contribuir para o saneamento do local onde mora. “A água aqui era péssima. Antes a gente não sabia o que era lama e o que era água. Hoje, já podemos contar com um produto de qualidade na nossa casa. Eu falo pelos nossos filhos, porque nem todo mundo tem dinheiro para comprar uma água mineral. Agora podemos consumir um líquido que não faz ninguém adoecer”, ressaltou.

A entrega do setor beneficia diretamente os bairros Estrela, Fonte Boa e Ana Júlia e expande o fornecimento de água em áreas próximas da cidade que eram carentes no abastecimento. “Para nós da Cosanpa, hoje é um motivo de muita alegria, com a entrega da terceira de cinco obras realizadas pelo Governo do Pará aqui em Castanhal. É um novo sistema de abastecimento que garante o fornecimento de água para a população do município. São mais de oito mil pessoas beneficiadas com água de qualidade e saúde para os consumidores da Companhia”, pontuou José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, presidente da Cosanpa.

Investimento – O Governo do Pará investiu mais de R$ 26 milhões em obras no Setor Estrela, um dos seis setores do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água de Castanhal, que está em andamento. A obra completa está orçada em R$ 105 milhões, com previsão de conclusão em dezembro deste ano.

O sistema entregue hoje conta com a captação de dois poços tubulares profundos com vazão total de 500 m3/h; estação de tratamento de água com vazão de 576 m3/h; reservatório apoiado com capacidade de 1.800 m3; elevatória de água tratada (instalação de 3 conjuntos motor bombas com vazão de 223 m3/h cada); rede de distribuição com a implantação de 19,04 km; ligações domiciliares com a implantação de 2.602 novas unidades; instalação de 4.773 hidrômetros em ligações existentes; adutora de água tratada DN 300MM com 214,00m; construção de depósito de produtos químicos, casa de química e abrigo de desinfecção; urbanização do setor; e sistemas elétricos e de automação.

Compartilhar no: