Estagiários da USPA conhecem a ETE UNA em Belém
Publicado em: 17 de outubro de 2022 - Horario: 16:26

Novos e antigos estagiários da Unidade de Serviço de Projetos e Meio Ambiente, da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), conheceram de perto as obras da Estação de Tratamento de Esgoto do UNA (ETE UNA), em Belém.

Foi a primeira oportunidade em que eles viram de perto a infraestrutura que vai garantir o tratamento de 475 litros de esgoto por segundo e atender cerca de 90 mil habitantes das áreas centrais da capital. A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una está sendo executada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e será a maior estação de tratamento do estado.

Com a obra concluída e a estação em funcionamento, o esgoto gerado nas residências chegará por meio de uma tubulação coletora até à estação de tratamento de esgoto para passar por uma etapa preliminar, tratamento biológico, e físico-químico para que o esgoto tratado possa retornar à natureza.

Serão implantadas unidades de tratamento preliminar com gradeamento, peneira e caixa de areia; reator anaeróbio UASB – da sigla, em inglês, Ufplow Anaerobic Sludge Blanket, tecnologia utilizada para tratamento biológico de esgoto para decomposição anaeróbica da matéria orgânica; câmaras para tratamento físico-químico e desinfecção do efluente.

O investimento de mais de R$ 84 milhões no empreendimento garantirá o devido tratamento sanitário de esgotos das áreas centrais de Belém.

Texto: Luciano Cuns / ASCOM COSANPA