Estado começa em outubro obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Santarém
Publicado em: 29 de setembro de 2023 - Horario: 10:03

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prossegue seu cronograma de obras em Santarém, na região Oeste, consolidando os investimentos do governo do Estado no município, que nesta fase vão beneficiar moradores dos bairros Santana e Santíssimo, e parte do Prainha, na sede municipal. A diretora de Operações da Cosanpa, Cleide Ferreira, garante que “todo o material necessário para iniciamos os serviços já foram encaminhados para Santarém. Na próxima segunda-feira (2) os trabalhos serão iniciados”. A meta é atender com água de qualidade e fornecimento seguro mais de 216 mil usuários.

Segundo o técnico da Cosanpa Carlos Pedroso, várias melhorias no abastecimento foram definidas após técnicos da Companhia ouvirem demandas dos moradores das áreas, em parceria com o Conselho Municipal de Saneamento Básico.

“Os moradores já tinham uma demanda. Apresentamos alternativas e vamos atender. Um novo poço será perfurado, para atender as áreas abastecidas pelo Sistema Júlia Passarinho. Vamos aproveitar toda a estrutura que já existe. Estamos só aguardando os equipamentos chegarem a Santarém para iniciarmos o serviço”, informa Carlos Pedroso.

Aurenice Linhares, moradora do bairro de Santana, trabalha no ramo de alimentos, que exige higienização constante do ambiente. Ansiosa pelas novas obras, ela acrescenta que “para realizar nosso serviço, precisamos de água para tudo, desde lavar os alimentos até manter nosso local de trabalho sempre limpo. Quando falta água não conseguimos trabalhar, por isso estamos felizes com as obras da Cosanpa em nosso bairro”.

Antes de iniciar a construção do poço, a equipe técnica da Cosanpa fará o serviço de interligação na área. A medida emergencial visa garantir a qualidade do abastecimento nas residências. “A interligação será feita através de uma rede de 400 milímetros, que vem do CRD do Livramento. As peças para esse serviço já estão chegando a Santarém. Estamos aguardando para iniciar imediatamente a interligação. Após a conclusão, o abastecimento das áreas atendidas pelo Sistema Júlia Passarinho será normalizado”, explica Carlos Pedroso.

Mais investimentos – Para reforçar a capacidade do abastecimento em Santarém, o governo do Estado investiu na aquisição de 20 bombas novas para instalação nos poços que atendem ao município.

Estão sendo realizados também serviços de limpeza e desinfecção nos poços que abastecem vários bairros do município. Moradores do Residencial Salvação, Livramento, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Interventoria, Santíssimo, Esperança, Aparecida, Cohab, Diamantino, Santa Clara e Centro já foram beneficiados. O serviço continua em outros bairros.