Em Santarém, 150 mil pessoas são beneficiadas com reconstrução de sistema de água
Publicado em: 3 de fevereiro de 2023 - Horario: 17:03

Entre os bairros contemplados estão o da Conquista, Alvorada, Novo Horizonte, Amparo, Santarenzinho, Maracanã e Elcione Barbalho, entre outros

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) segue com os trabalhos no canteiro de obras e serviços da reconstrução dos reservatórios apoiados (Conquista e Irurá), do sistema de abastecimento de água do município de Santarém. O reservatório no bairro da Conquista, quando concluído, vai beneficiar os moradores dos bairros Alvorada, Novo Horizonte, Amparo, São Cristóvão, Santarenzinho, Maracanã e Elcione Barbalho.

Com a capacidade de armazenar em média 3 milhões de metros cúbicos de água, a obra vai garantir que os poços e as redes de fornecimento de água entrem em manutenção por até 48 horas, sem que a população seja prejudicada com a falta do serviço.

O processo de revitalização, iniciado em setembro de 2022, está previsto para ser entregue no segundo semestre deste ano. De acordo com o gestor da Cosanpa, na região do Baixo Amazonas, Adalberto Anequino, ao assumir o cargo em 2019, a obra já havia sido interditada.

“O reservatório não chegou a funcionar por muito tempo, pois logo foi desativado. Mas agora com a nova gestão, seguimos com essa reconstrução de suma importância, e sem dúvida, toda a população vai sair ganhando. Vamos ter condições de planejar a manutenção no sistema de abastecimento sem se preocupar com a falta de água durante a execução dos serviços”, ressaltou Anequino.

Manutenções técnicas de poços e elétricas, por exemplo, poderão ser feitas sem prejudicar o fornecimento de água à população santarena. “Estamos ansiosos para que essa obra seja concluída o quanto antes. Assim que inaugurada, vamos retornar com os serviços de forma imediata”, disse o gestor da região do Baixo Amazonas.

O engenheiro responsável pelo projeto, Gustavo de Sousa, destacou os trabalhos. “Já fizemos toda a parte de fundação, reforçamos a laje e nesse momento estamos na fase de reforço das paredes, já são as últimas etapas de concretagem. Até julho deste ano vai estar tudo pronto”, enfatizou o engenheiro.

O investimento do Governo do Estado é de mais de R$ 5 milhões. A obra beneficiará mais de 150 mil santarenos, quando concluída.

Investimentos

A Cosanpa investe em mais melhorias em Santarém por meio de mais obras, que visam a implantação do novo sistema de abastecimento de água em que o projeto contempla a construção de 13 poços profundos (250m), três casas de química, construção de sete reservatórios apoiados (RAP) e a revitalização de dois, no total de 2450 m³, edificação de três reservatórios elevados (REL) e a revitalização de um, totalizando 1.200 m³, além da implantação de adutora.

Os investimentos na Pérola dos Tapajós estavam paralisados desde 2016 e afetava a população diretamente com a escassez de água. O incremento no sistema contempla também mais de 25 mil ligações domiciliares, com a implantação de 18.287 hidrômetros.

Em outubro de 2019 a execução dos serviços de saneamento foi retomada. O projeto é um investimento de R$ 180 milhões, do Governo do Estado, que vai favorecer 150 mil habitantes de Santarém. A entrega de todo o sistema que abastece o município está prevista para junho de 2024.

Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa