Em Brasília (DF), Cosanpa participa de seminário que discute Economia Circular
Publicado em: 18 de outubro de 2023 - Horario: 14:36

A Companhia de Saneamento do Pará foi convidada para participar do Seminário Saneamento Brasileiro- Rumo a Economia Circular, que está acontecendo em Brasília (DF). Durante o evento, a diretora de Gestão de Pessoas e Logística, Anadelia Aguiar, representando o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior, apresentou os novos projetos da Companhia que envolvem a economia circular e práticas sustentáveis.

Durante o painel “Boas Práticas em Água e Esgoto Associados à Economia Circular” foram apresentados 8 projetos da Cosanpa previstos para serem executados até 2028, levando em consideração a Economia Circular, dentre eles o Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará, o Prodesan Pará. No processo de produção com esse modelo, pode-se aproveitar o biogás gerado durante o tratamento e disposição do lodo para converter em energia elétrica, térmica ou biometano, por exemplo. A Cosanpa pretende assim reduzir custos com a destinação final de lodo, manutenção dos lagos Bolonha e Água Preta, além da redução dos gastos com energia.

“A incorporação da economia circular nos futuros projetos da Cosanpa é um passo crucial em direção à sustentabilidade e eficiência. Essa abordagem não apenas reforçará o compromisso da empresa com práticas ambientalmente responsáveis, mas também desempenhará um papel fundamental na redução de custos operacionais,” destacou a diretora Anadelia Aguiar.

Na abertura do evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou o compromisso do Ministério das Cidades e do Governo Federal em relação à economia circular, enfatizando a importância de abordar a questão do saneamento e da sustentabilidade.

“O governo do presidente Lula entende e prioriza a questão do meio ambiente do mundo. Precisamos falar da nossa matriz energética que é uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Nós não estamos ainda satisfeitos, queremos ampliar e tratar de energia eólica.”

A economia circular já se consolidou como modelo de produção e enfatiza o desenvolvimento sustentável para a redução do desperdício e reutilização de recursos naturais. Para o setor de saneamento, este tipo de produção tem um papel fundamental na redução dos impactos ambientais e desenvolvimento de novas tecnologias que aumentem a eficiência dos serviços oferecidos.

A realização do seminário é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e contou com a presença de autoridades e especialistas em saneamento básico no Brasil. O evento continua nesta quarta-feira (18) com temas como o Novo Marco Legal do Saneamento e a Universalização dos serviços, além da Economia circular.

Compartilhar no: