Em Belém, obra da Estação de Tratamento de Esgoto do UNA segue em ritmo acelerado
Publicado em: 17 de março de 2023 - Horario: 14:30

Executada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una , em Belém, tem capacidade para tratar 475 litros de esgoto por segundo, e é considerada a maior estação de tratamento do Estado. Os serviços seguem em ritmo acelerado para beneficiar cerca de 90 mil habitantes. A previsão de entrega é para dezembro de 2023.

A obra amplia a rede de saneamento em Belém e prevê ainda a implantação de unidades de tratamento preliminar com gradeamento, peneira e caixa de areia, câmaras para tratamento físico-químico e desinfecção do efluente, além de adaptações das instalações existentes para recebimento do gradeamento mecanizado (tratamento preliminar) e também a implantação das esteiras do gradeamento mecanizado.

Em andamento, estão ainda as obras da instalação dos conjuntos moto-bombas, de tratamento biológico, as galerias com as tubulações de descarte do lodo e a área onde ficarão as tubulações de chegada do esgoto após tratamento preliminar.

E em fase de finalização estão o Reator UASB com o teste de estanqueidade das câmaras, além da proteção da área de segurança, em que ficará a estação, pavimentação da calçada em frente ao sistema, execução da canaleta de drenagem ao longo do muro no fundo da área, elevatória de esgoto bruto, continuação dos serviços de ampliação e melhoria do prédio além da moderna subestação elétrica, montagem das válvulas de inox e assentamento da tubulação de interligação das unidades.

“Com o investimento de R$ 131 milhões, o projeto passou por readequações e prioriza a modernização com mais melhorias na execução do serviço a ser prestado à população , com a construção da elevatória de lodo, adequação do projeto hidromecânico, adequação do projeto das instalações elétricas e adequação do sistema de automação”, disse Armando Machado, engenheiro responsável pela obra.

Importante para a segurança do local, já foi concluída a construção do muro no fundo da área no entorno da Estação, da travessa do Canal do Galo até a travessa Santa Rita, juntamente com a urbanização e execução da calçada na travessa Santa Rita ao longo do muro de proteção da área.

Por Luana Taveira