Cosanpa recebe instituições financeiras para alinhar investimentos
Publicado em: 11 de dezembro de 2023 - Horario: 10:13

Uma reunião estratégica foi realizada nesta semana entre a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e representantes do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (FONPLATA). O encontro teve como objetivo o alinhamento do projeto Prodesan Lagos. A missão de preparação foi para realinhar informações e metas para finalizar o planejamento de execução que guiará todas as fases do projeto até sua conclusão.

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (FONPLATA) atuam como co-financiadores neste empreendimento e ambos são instituições financeiras comprometidas com o desenvolvimento sustentável e econômico e apoiam iniciativas que promovem a qualidade de vida e a preservação ambiental.

“A reunião que contou com a equipe do Fonplata, com parceiros do NDB, e equipes técnicas da Cosanpa e teve como objetivo preparar a operação da Prodesan Lagos. Vamos trabalhar com temas principalmente de proteção dos lagos Bolonha e Água Preta e investimentos em tratamento do esgoto, estações de tratamento, as conexões domiciliares e inter domiciliárias nos bairros de Castanheira, Guanabara e Águas Lindas”, destacou Carolina Benítez, responsável de projetos do Fonplata.

“O investimento total (dos bancos e contrapartida) será de 125 milhões de dólares. Essa semana nós conseguimos alinhar o conceito do projeto e com isso, vaos ocnseguir avançar o processo dentro de cada instituição financeira”, informou Ludmilla Vidigal, Professional Sênior, Novo Banco de Desenvolvimento.

Ainda de acordo com Ludmilla, já no início de 2024, estará sendo aprovado o conceito do projeto. “Nossa intenção após isso é iniciar a negociação do acordo de empréstimo para aprovação com a diretoria do NDB”, afirmou.

A comitiva participou de reuniões na sede da Cosanpa, Secretaria de Estado da Fazenda e fez visitas ao Complexo Bolonha, que abastece mais de um milhão de pessoas nos municípios de Belém (capital paraense) e Ananindeua (Região Metropolitana). O Prodesan Lagos é um projeto abrangente e envolve a coleta e tratamento de esgoto e se destaca pela priorização da preservação das reservas hídricas responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana.

“Esta semana foi de extrema importância para consolidarmos o alinhamento estratégico do Prodesan Lagos. Acompanhar de perto a comitiva do NDB e do Fonplata reforçou nossa visão coletiva e o compromisso conjunto com a excelência na gestão de recursos hídricos. A Cosanpa está totalmente empenhada nesse caminho, e esta missão de preparação foi fundamental para continuidade do projeto”, destacou a diretora de pessoas e logística da Cosanpa, Anadelia Aguiar.

Passada esta fase de realinhamento, os próximos passos do Prodesan Lagos estarão focados na execução do planejamento estabelecido.

A Cosanpa, em parceria com o NDB e o FONPLATA, está comprometida em executar projetos que estejam alinhados a sustentabilidade e a preservação ambiental na região. O Prodesan Lagos, não apenas atende às diretrizes estabelecidas em acordos internacionais da COP, mas também reforça o papel fundamental na garantia do acesso à água de qualidade e na preservação dos recursos hídricos para as gerações futuras.

“Estamos empenhados em alcançar a universalização do saneamento, um compromisso com a qualidade de vida de todos que atendemos. A busca por parcerias estratégicas e financiamentos com instituições renomadas é um passo crucial para transformar essa visão em realidade. Juntos às determinações do governador Helder Barbalho e vice Hana, reforçamos o nosso compromisso em promover um ambiente saudável e sustentável para as comunidades que servimos”, finalizou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.

Prodesan Lagos, diversidade e Economia Circular

Além de priorizar a preservação das reservas hídricas, responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de Belém, o Prodesan também prevê intervenções de educação ambiental, além de internalizar temas de gênero e diversidade, que serão trabalhados nas obras para fortalecer a capacidade institucional da Cosanpa.

Outra característica essencial do Prodesan Lagos é a aderência à Economia Circular.  Que trata-se de um conceito inovador e aproveita os resíduos produzidos nas operações seguindo a demanda por práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental, estando em plena consonância com as prioridades do governo.

Este projeto, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma resposta concreta aos desafios globais relacionados à gestão da água e ao compromisso de assegurar acesso a água limpa e saneamento.