Cosanpa recebe evento sobre tecnologia e inovação em saneamento
Publicado em: 21 de novembro de 2019 - Horario: 16:25

Esta semana, o auditório da Companhia de Saneamento do Pará está movimentado com engenheiros sanitaristas e ambientais, técnicos e interessados em inovação na área de saneamento. Isso porque a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária (Abes – seção Pará) em parceria com a Cosanpa realiza até a próxima sexta-feira, 22 de novembro, a décima edição do “Workshop sobre tecnologia, inovação e regulação do saneamento para a proteção da Amazônia”.

Na última quarta-feira (20), o evento foi aberto no auditório da Cosanpa, em Belém, com um bate-papo discutindo o tema central deste ano com representantes da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) e da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (AMAE).

Estudantes de engenharia sanitária e engenharia da automação, além de funcionários de empresas que trabalham no setor e representantes da Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Belém (Amae), estão inscritos para participar das atividades que envolvem cursos teóricos e práticos.

Na manhã desta quinta-feira (21), foi realizado curso teórico sobre automação para controle de abastecimento de água, focado para esclarecer todas as dúvidas acerca do funcionamento de um sistema automático de controle.

“O workshop foi voltado para pessoas que não são especialistas na área de automação, meu principal cuidado foi passar para eles o que é automação em uma linguagem simples. Falei um pouco sobre a minha vivência em automação, o meu principal objetivo era desmistificar a ideia de que automação é coisa de outro mundo, para que a partir disso eles possam ter uma noção de como funciona a automação”, disse Marcio Jansen, gerente executivo de pitometria e macromedição da Cosanpa.

Cerca de 20 pessoas participaram dessa primeira etapa do workshop e amanhã, será realizada a segunda etapa com aula prática na área operacional da Estação de Tratamento do Bolonha, onde será feito um treinamento sobre medição na área de vazão.

“Achei muito produtiva essa primeira parte do workshop, Márcio Jansen nos trouxe explicações gerais do que é automação, explicou os programas e projetos da Cosanpa e mostrou o funcionamento do sistema. Foi muito interessante”, contou Wagner Lucena, mestrando em recursos hídricos da Universidade Federal do Pará.

O “X Workshop sobre tecnologia, inovação e regulação do saneamento para a proteção da Amazônia” segue até amanhã (22). “Desde já, gostaria de deixar meus agradecimentos a todos que participaram do evento, e a Cosanpa, por mais essa parceria de sucesso. Vão ser três dias de muito aprendizado”, declarou Tatiana Costa, engenheira da Cosanpa e membro da diretoria da ABES/PA.

Compartilhar no: