Cosanpa recebe equipamento para reforçar abastecimento de água em Santarém
Publicado em: 19 de março de 2024 - Horario: 18:33

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) recebeu na manhã desta terça-feira (19), em Santarém, na Região de Integração Baixo Amazonas, oeste paraense, uma bomba de grande porte e mais potente, em comparação às outras utilizadas nos sistemas de abastecimento local. Ela será utilizada para fornecer água a quase 70% dos usuários da zona urbana do município, beneficiando moradores dos bairros Prainha, Santa Clara, Aparecida, Caranazal, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Diamantino, Cohab, Interventoria, Esperança e Santíssimo.

Segundo a diretora de Operações da Cosanpa, Cleide Ferreira, o equipamento – modelo QL de 400 cavalos -, foi adquirido em São Paulo (SP), e chegou a Santarém por via rodoviária, para substituir a bomba que está sendo utilizada no momento.

“Essa bomba vai trazer uma produção de qualidade e consideravelmente maior para a cidade. Agora, a próxima etapa será trabalhar na instalação”, informou Cleide Ferreira.

A bomba era aguardada pela gestão local para reforçar o sistema de água do Irurá. “Hoje, nós tivemos a felicidade de receber mais uma bomba para o sistema Irurá. É um passo muito importante para a Cosanpa, porque aumentando o volume de água nós vamos reforçar o abastecimento, melhorando a qualidade da água e o abastecimento”, disse o gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, Juca Pimentel.

Investimentos – A Cosanpa executa em Santarém a implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água. O projeto contempla a construção de 13 poços profundos (com 250 meros), três casas de química, sete reservatórios apoiados (RAP) e revitalização de dois, com capacidade total de 2.450 metros cúbicos (m³); edificação de três reservatórios elevados (REL) e revitalização de um, no total de 1.200 m³, e implantação de adutora de água tratada e outra de água bruta.Em 2023 foram compradas 20 bombas, entre elas uma bomba modelo “QL”, maior e com alta potência. De acordo com a Cosanpa, o projeto é um investimento de quase R$ 180 milhões, feito pelo governo do Estado para beneficiar cerca de 150 mil habitantes de Santarém.

Texto: Meliny Campos- Ascom/Cosanpa

Compartilhar no: