Cosanpa realiza serviços para aprimorar abastecimento de água na Região Metropolitana de Belém
Publicado em: 28 de dezembro de 2023 - Horario: 17:07

Em continuidade ao compromisso assegurado pelo Governo do Estado, de prestar um serviço bom e de qualidade quanto ao fornecimento de água aos paraenses, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), executa no Complexo Bolonha, como parte do plano de ação, a montagem do quinto barrilete na Zona de Expansão, e em seguida será feita a implantação de uma nova bomba com vazão de 1.159 metros cúbicos por hora.

O barrilete é uma tubulação hidráulica, que permite não haver prejuízo no abastecimento de água.

A Zona de Expansão atende as áreas da Marambaia, Nova Marambaia, Gleba 1, 2 e 3, Costa e Silva, Basa, Rio Negro, Souza , Castanheira, Mendara 1 e 2, Médici 1 e 2, Pedro Alvares Cabral, Magalhães Barata, Euclides Figueiredo, Vitória Régia, Ypuãn, Marex, Bela Vista, Val de Cans e Aeroporto, em Belém.

“A Zona de Expansão opera com quatro bombas, sendo assim, quatro barriletes cada um, e este equipamento é o responsável em retirar a água do apoiado e transportar para a macro distribuição, que são os reservatórios da Zona de Expansão. Sendo assim , ele tira a água do apoiado e passa para a adutora, ao invés de trabalharmos com apenas quatro bombas, vamos trabalhar com mais uma que é agora a nova bomba, logo, em caso de algum problema em uma das quatro bombas operando, nenhum afetará o fornecimento de água, pois terei a reserva”, explicou Cleide Ferreira, diretora de operações da Cosanpa.

A Cosanpa implementou um pacote de investimentos que chega a R$ 22 milhões, adquirindo novos conjuntos motobombas para atender o Complexo Bolonha. Ao todo, foram adquiridos 17 novos maquinários para reforçar o abastecimento de mais de um milhão de pessoas residentes em Belém e Ananindeua.

Após a finalização dos serviços referente ao quinto barrilete, posteriormente, a nova bomba já será implantada e entrará em amplo funcionamento, trazendo benfeitorias para as áreas atendidas pela Zona de Expansão.

Compartilhar no: