Cosanpa realiza ações sociais natalinas em quatro municípios do estado
Publicado em: 27 de dezembro de 2022 - Horario: 14:25

Em Belém, Castanhal, Santarém e Alenquer, crianças e adultos participaram de atividades e cursos oferecidos no período do Natal

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) beneficiou mais de 400 moradores de Belém, Castanhal, Santarém e Alenquer neste Natal. Em cada município, crianças e adultos participaram de atividades e cursos oferecidos no período do Natal. Essa é uma iniciativa da assessoria de programas sociais da Cosanpa, que promove ações socioeducativas e oficinas gratuitas para moradores de baixa renda em áreas onde há obras de saneamento em andamento.

Em Belém, a atividade natalina para as crianças ocorreu no Instituto Dorinha Silva, no Distrito de Icoaraci. A manhã festiva voltada para mães e filhos contou com a presença do Papai Noel, distribuição de brinquedos e muita diversão.

Já em Alenquer, os pequeninos participaram da atividade natalina, que ocorreu no Centro Comunitário da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Planalto, com distribuição de presentes, sorteios de brindes e brincadeiras.

Além das ações para o público infantil, o mês de dezembro foi a oportunidade de a Cosanpa levar aos moradores desses quatro municípios, oficinas de arranjos natalinos. Foram cinco dias, em cada cidade que a equipe técnico social da Companhia levou capacitação para os moradores de forma gratuita.

Na capital, o trabalho técnico social levou para comunidades do bairro da Sacramenta, a oficina com arranjos feitos de materiais recicláveis, realizada na IX Igreja do Evangelho Quadrangular. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro da Pedreira, o mesmo curso foi promovido para os moradores da área, com distribuição de materiais, tudo gratuitamente.

Cada oficina disponibilizou 20 vagas para pessoas com idades entre 18 a 60 anos. A capacitação ocorreu por conta das obras no Complexo Bolonha e da construção da Maior Estação de Tratamento de Esgoto do Pará, a ETE UNA.

O município de Castanhal também recebeu a oficina de arranjos natalinos, que ocorreu na Escola Municipal Pedro Coelho da Mota. Martha Silva é moradora do bairro Heliolândia, e foi uma das participantes que aproveitaram a oportunidade para se capacitar. “Agradeço a Cosanpa por proporcionar esse curso para que a gente consiga uma renda extra nesse final de ano. Muitos não sabiam nada de artesanato, e hoje, aprenderam um novo ofício e já podem iniciar o ano com um novo trabalho. Nós amamos muito! Agradeço a Cosanpa e ao Governo do Estado”, disse.

Na vila de Alter do Chão, em Santarém, a capacitação ocorreu no CRAS Alter do Chão. Em Alenquer, a Cosanpa também levou para os moradores da cidade o curso que ocorreu no período de 05 a 09 de dezembro.

“É muito gratificante poder fazer esse trabalho em diferentes partes do Pará, é transformador ver o sorriso de cada criança ao receber os presentes. A Cosanpa trabalha para isso, para melhorar a qualidade de vida dos paraenses, seja prestando serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto, seja realizando ações para beneficiar os moradores onde a equipe técnico social atua”, concluiu Lene Oliveira, assessora de programas sociais da Companhia.