Cosanpa realiza ação educativa no Dia Mundial da Água em Belém e municípios
Publicado em: 23 de março de 2023 - Horario: 08:59

Em alusão ao Dia Mundial da Água celebrado, nesta quarta-feira (22), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), realizou uma programação educativa com a participação de cerca de 80 alunos da Escola Municipal Alzira Pernambuco e da Escola Estadual Almirante Renato Guillobel.

Os estudantes assistiram uma peça teatral sobre a importância da preservação da água, e conheceram a Estação de Tratamento (ETA) Bolonha, por meio de uma maquete, além de uma visitação guiada no Complexo Bolonha. Também houve a distribuição de material informativo, plantio de mudas, premiações para as três melhores poesias sobre a data, entrega de mudas e de lanches.

“Gostei muito do que vi hoje e vou compartilhar com amigos e familiares o que aprendi, que devemos preservar a água e não desperdiçar para sempre ter”, disse a aluna Clara Progênio.

A programação idealizada pela assessoria de programas sociais da Cosanpa, com orientação ambiental e atividades lúdicas, ocorreu também em municípios com obras da Companhia em andamento, como Alenquer, Santarém, Ananindeua e Castanhal.

“A nossa programação hoje ocorre no complexo do Bolonha, esse que abastece mais de 70% da Região Metropolitana de Belém, os outros 30%, são abastecidos por águas subterrâneas, e é de suma importância realizarmos essas ações, pois assim teremos agentes multiplicadores, ciando uma consciência desde a infância. Em um dia especial como hoje, ressaltamos a importância do uso consciente e a preservação desse bem finito, que é essencial para todos nós “A Água” “, disse Cleide Ferreira, diretora de Operação.

Modernização

Com previsão para ser entregue no segundo semestre de 2023, segue em ritmo acelerado a obra de reconstrução e modernização da 1ª etapa da Estação de Tratamento de Água (ETA), do Complexo Bolonha. Neste mês de março, o projeto já está com 93,38% dos serviços concluídos.

A benfeitoria no Complexo Bolonha conta ainda com um sistema totalmente automatizado que após concluído vai beneficiar mais de 1 milhão de moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB) , com um investimento de R$ 185 milhões.

O Bolonha segue sendo reestruturado, priorizando a eficiência na prestação de serviço com mais qualidade no fornecimento de água tratada para os consumidores da Cosanpa. Ainda dentro dos investimentos e previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2024, também há incrementos de suma importância nas melhorias estruturais.

“A Cosanpa prioriza investimentos de melhorias, e na região metropolitana de Belém principalmente, de forma direta no complexo Bolonha. Recursos estes que já estão sendo aplicados. Não basta só tratar a água e sim modernizar todo o sistema para levar uma água de boa qualidade à população. É importante ressaltar que a melhoria no tratamento da água com a duplicação do sistema vai trazer ainda a devida qualidade e melhoria na quantidade a ser distribuída para todos, juntamente com o tratamento de esgoto”, ressaltou Hélio Brazão, diretor de Expansão e Tecnologia.

Por Luana Taveira