Cosanpa reafirma compromisso com a equidade racial em evento promovido pelo TCM-PA
Publicado em: 24 de outubro de 2025 -
Horario: 10:27
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) participou, nesta quarta-feira (22), do evento “Equidade Racial: Compromisso, Pertencimento e Transformação”, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), que marcou o início das ações afirmativas do TCM no Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, o qual a Companhia é signatária desde 2024.
O encontro reuniu representantes de diversas instituições públicas do Estado e teve como palestrante principal Daeisse Jaala, chefe de Auditoria de Licitações e Contratos da Advocacia-Geral da União (AGU). A iniciativa faz parte do processo de letramento racial institucional, que tem como objetivo fortalecer a conscientização e o compromisso das instituições com a promoção da equidade racial e o combate ao racismo institucional.

Representando a Cosanpa, estiveram presentes no evento a subcoordenadora de Gênero, Comunicação e Fortalecimento Institucional do Prodesan PA, Natasha Vasconcelos, acompanhada das integrantes da Ouvidoria da Companhia: Rosa Borges, ouvidora; Indira Palheta, administradora; Marcella e Ana Elisa, psicólogas. Para Natasha, participar de momentos como esse contribui diretamente para o fortalecimento da atuação em rede.
“Cada evento promovido pelas instituições que compõem o Pacto representa uma oportunidade valiosa de ampliar nossos conhecimentos sobre o tema e de compartilhar boas práticas entre os signatários, fortalecendo a rede de cooperação e compromisso com a equidade racial”, destacou.
Desde sua adesão ao Pacto em novembro de 2024, a Cosanpa vem desenvolvendo ações de sensibilização e fomento à equidade racial, tanto internamente quanto junto à comunidade.
O Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial reúne diversas instituições comprometidas com a promoção da igualdade racial e o enfrentamento das desigualdades estruturais. Entre as responsabilidades das signatárias estão a divulgação, o engajamento e a cooperação mútua nas ações afirmativas, fortalecendo uma rede de aprendizado coletivo em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Texto: Ana Luiza Albuquerque (Sob supervisão de Flávia Araújo)
