Cosanpa promove cursos de qualificação e certifica 180 pessoas em três municípios do Pará
Publicado em: 28 de fevereiro de 2023 - Horario: 09:29

Com a proposta de promover mais qualificação e geração de emprego e renda a pessoas em vulnerabilidade social, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizou diversos cursos em três municípios do estado onde há obras da Companhia em andamento.

Na cidade de Castanhal, na região de integração do Guamá, onde as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água vão atender mais de 65 mil pessoas, as ações envolveram alunos de escolas municipais e estaduais, além de moradores. O curso foi de produção de bombons e ovos de Páscoa e contou com cerca de 20 participantes.

“Agradeço a Cosanpa por esta oportunidade. Tenho certeza de que isso vai mudar muito a vida de quem participou do curso. O material todo estava muito bom, a professora é uma excelente profissional. Fomos bem acolhidos e isso tudo é muito importante para que voltemos em breve para novos cursos”, disse uma das moradoras.

Castanhal também recebeu o curso para auxiliar de escritório, com a presença de 20 participantes. Ao final, todos receberam certificado.

“Fiz o curso de auxiliar de escritório e foi muito bom, com os técnicos super atenciosos. Espero que após esse curso eu tenha mais uma oportunidade no mercado de trabalho, pois agora, poderemos trabalhar em escritório ou empresa”, afirmou a moradora Luene Silva.

Ainda no município, estudantes da Escola Madre Maria Vigano, Escola Municipal Luiz Paiva e Escola Estadual Rotary Club participaram de palestras sobre educação ambiental e cidadania.

“Pude aprender na palestra de hoje que o dinheiro não compra tudo. Ele pode comprar roupas, brinquedos, carros, mas não compra a vida e o mundo. Se o homem perceber que ele está desmatando, quando a última árvore for cortada, o último peixe for morto, ele vai perceber que o dinheiro não compra o mundo e nem mesmo a natureza, que o ser humano quando corta a árvore, ele precisa plantar uma no lugar”, contou o aluno João Filho Barros.

Em Belém, a Companhia realizou os cursos de auxiliar de almoxarifado, manicure e pedicure e design de sobrancelha, proporcionando mais qualificação à população que busca a sua melhoria financeira.

Alunos de uma escola particular de Belém também participaram da visita monitorada na Estação de Tratamento (ETA) Bolonha .

Baixo Amazonas – A obra do novo sistema de água de Santarém, região de integração do Baixo Amazonas, ampliará o abastecimento de água da cidade, trazendo mais bem-estar a todos. A Cosanpa realizou diversos cursos na região, entre eles, o de doces e salgados em Alter do Chão.

Ainda na localidade, houve o curso de bolos regionais, em que cerca de 30 pessoas aprenderam novas técnicas sobre como produzir doces. No Porto Hidroviário de Alenquer, os passageiros receberam ação informativa sobre o uso consciente da água.

“Sou muito grata pela oportunidade que a Cosanpa deu, em trazer esse curso para Alter do chão. Eu já sabia o básico, mas agora aprendi além e vou poder aperfeiçoar mais o meu trabalho. Gostei muito”, disse a dona de casa Evanice Corrêa.

“No mês de fevereiro realizamos vários cursos, beneficiando um público de 180 pessoas. Todos foram bem proveitosos, pois o nosso objetivo é sempre atender a demanda do mercado, capacitando pessoas de baixa renda para terem acesso ao mercado de trabalho. Eu acredito que seja a melhor forma de inclusão social, pois o trabalho melhora a qualidade de vida de todos”, ressaltou Lene Ursen , assessora de Programas Sociais da Cosanpa.

Por Luana Taveira