Cosanpa promove capacitações em Alenquer, Oriximiná e Santarém
Publicado em: 31 de agosto de 2023 - Horario: 11:00

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prossegue a programação social, promovendo cursos e oficinas em municípios onde vem realizando obras. Na região Oeste já foram contemplados nesta semana moradores de Alenquer, Oriximiná e Santarém (na vila de Alter do Chão e na comunidade Caranazal).

Com o tema “Do lixo ao luxo”, em Oriximiná moradores se reuniram em um barracão no bairro Jesus Misericordioso, onde aprenderam a reciclar garrafas PET, transformando o material que seria descartado em vasos.

“Quero agradecer muito à Cosanpa pela oportunidade. Estamos passando por tempos difíceis, e a oficina é uma boa opção de aprender, reciclar e ainda ganhar uma renda extra. Tudo o que aprendi vou praticar no meu dia a dia; vai ajudar a colocar alimento dentro de casa”, informou Nelma Repolho, aluna do curso.

Além de ajudar a preservar o meio ambiente, em Alenquer foram confeccionados puffs com garrafas PET. Moradoras tiveram a chance de aprender a técnica passo a passo, e no final receberam certificados.

Comodidade – Cada turma teve mais de 15 mulheres aprendendo uma nova forma de trabalhar sem precisar sair de casa, por meio da reciclagem. A dona de casa Maria da Conceição Reis, foi uma delas. “A oficina foi maravilhosa! Além de aprender a reciclar, ganhar dinheiro, também conhecemos novas pessoas e fizemos boas amizades”, disse Maria.

 

Em Santarém, moradores da comunidade Caranazal foram contemplados com o curso de Garçon, e em Alter do chão houve o curso de Manipulação de alimentos. “Os cursos foram criados por causa das necessidades dos moradores nesse período, antes do início das festividades da vila”, informou Ivanda Oliveira, técnica social da Cosanpa. Nesta etapa, participaram 80 pessoas.

Compartilhar no: