Cosanpa leva educação ambiental às escolas do Estado
Publicado em: 7 de junho de 2023 - Horario: 10:04

Levar a educação ambiental para as escolas é um dos compromissos da Companhia de Saneamento do Pará. Na Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, no CDP, a equipe-técnico social da Companhia se juntou aos alunos do 4º ano para realizar atividades que mostraram a importância do meio ambiente em nossa rotina. Um dos momentos que os estudantes mais gostaram foi a apresentação de teatro de fantoches, que abordou os riscos de jogar lixo no chão e o perigo do mosquito Aedes aegypti.

De forma lúdica, foi mostrado para as crianças que a falta de consciência em jogar lixo no chão polui as cidades, entope bueiros e causa alagamentos. Além disso, há risco de doenças através do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e a febre amarela urbana.

“Eu achei legal porque não pode jogar o lixo na rua e no chão. Eu gosto de programações assim. Na escola dá para se divertir e dá para brincar com meus amigos”, disse Luan Santos, de 9 anos. O Matheus, da mesma idade, aprendeu também. “Aprendi a não jogar lixo na rua e a não cortar as árvores, porque a árvore faz a gente sobreviver e respirar, completou o garoto.

Sheila Almeida, vice-diretora da escola, falou sobre a integração dos alunos. “As crianças saem de sala, né. É um momento lúdico para elas. Com esse entrosamento das crianças com a equipe da Cosanpa eles aprendem bastante, na prática mesmo”.

A atividade na escola finalizou com o plantio de mudas no jardim. As plantas ficarão no mesmo espaço escolhido pelos alunos e eles serão responsáveis por cuidar delas. Elton Carlos, de 13 anos, estava muito empolgado. “Eu achei incrível. Eu gosto muito de plantas, lá em casa são muitas. Eu cuido, molho, boto e tiro do sol”, disse.

Tratar a educação ambiental nas escolas é fundamental, é onde as crianças estão formando a personalidade e, principalmente, o respeito. “Eles já assistiram vídeos, já foram participar da horta… está sendo muito bom mesmo, a gente agradece muito a parceria desde o ano passado. Que essa parceria dure bastante”, completou a vide-diretora da escola.

Mais ações – Ainda em Belém, teve Workshop de Reaproveitamento de Embalagens Plásticas e Madeira na Escola Estadual Professora Ruth Rosita de Nazaré Gonzales, no bairro do Guamá.

Em Castanhal, os estudantes da Escola Municipal Francisco Espinheiro Gomes acompanharam uma palestra sobre coleta seletiva.

Em Alter do Chão, os alunos deixaram o local mais bonito com plantas ornamentais.

Em Oriximiná, os alunos fizeram redações com o tema meio ambiente.

Por Flávia Araújo