Cosanpa investe em novas bombas e potencializa abastecimento em Santarém
Publicado em: 26 de setembro de 2023 - Horario: 16:46

Para reforçar a capacidade do abastecimento em Santarém, no Baixo Amazonas, o Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), investiu na compra de 20 novas bombas para os poços que atendem ao município.

“A iniciativa de troca de equipamentos usados, por novos, surgiu da necessidade de melhorar o abastecimento em Santarém. Algo que só seria possível aumentando a produção de água, e é exatamente isso que estamos fazendo, através de obras e substituição de bombas”, pontuou o gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, Juca Pimentel.

No planejamento feito pela equipe técnica da Cosanpa todos os bairros de Santarém serão beneficiados. Das 20 bombas novas solicitadas, 14 já estão no município e dessas, 5 já foram instaladas nos sistemas Salvação, Trevo, Irurá, Bacabal, Santarenzinho e Livramento.

Devido à grande demanda do sistema Irurá que abastece os bairros Esperança, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Santíssimo, Aparecida, Cohab, Interventoria e Diamantino, foi comprada uma bomba modelo “QL”, que é maior e de alta potência.  A previsão é que essa bomba extra chegue em Santarém em 90 dias.

A substituição das bombas garante a continuidade e qualidade do abastecimento de Santarém e representa um grande investimento, onde todos os moradores do município serão beneficiados a medida que o maquinário é instalado pelas equipes de eletromecânica da Companhia.

Para o gestor, que mora em Santarém, “sem dúvida, assim que concluirmos todo o processo com equipamentos novos, o abastecimento de água vai melhorar significativamente em Santarém. Quem ganha com isso, somos todos nós, moradores”.

 Mais investimentos 

Em Santarém, foram realizados serviços de limpeza e desinfecção nos poços que abastecem vários bairros no município. Moradores do Residencial Salvação, Livramento, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Inteventoria, Santíssimo, Esperança, Aparecida, Cohab, Diamantino, Santa Clara e Centro já foram beneficiados. O serviço continua em outros bairros, beneficiando mais de mais de 216 mil pessoas.

Compartilhar no: