Cosanpa garante trabalho preventivo no Sistema de Captação do Rio Trombetas
Publicado em: 11 de março de 2024 - Horario: 13:23

Quem mora na região Oeste do Pará, já começa a se preparar para a cheia dos rios nos próximos meses. É quando o volume de água aumenta significantemente. Um fenômeno natural que acontece no período de janeiro a junho. No município de Oriximiná, no Baixo Amazonas não é diferente, a cheia dos rios já chegou a causar, em anos anteriores, inundações e até alagamentos em residências.

Foto: DivulgaçãoPensando nisso, equipes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vêm realizando serviços preventivos para evitar problemas no abastecimento na adutora do Sistema de Captação do Rio Trombetas.

Foto: DivulgaçãoNovos tambores foram comprados para servir como flutuantes, braçadeiras foram feitas e anexadas na tubulação e cabos elétricos foram trocados.

Segundo a diretora de Operações da Cosanpa, Cleide Ferreira, os serviços realizados foram necessários, principalmente para evitar acidentes na área, além de garantir o abastecimento de qualidade em todos os períodos do ano.

Foto: Divulgação“Os flutuantes servem de apoio para tubulação, para evitar o deslocamento para o fundo do rio e laterais quando houver a passagem de barcos. Com isso, a gente garante o abastecimento da cidade sem ter que estar fazendo a suspensão do abastecimento para essa tubulação, seja na parte elétrica ou seja na parte da própria captação das tubulações e acoplamentos da bomba.” Explicou Cleide Ferreira

Segundo o supervisor da Cosanpa, em Oriximiná, Luís Otávio, os serviços de manutenção foram necessários e realizados no momento certo.

“O serviço foi concluído, aproveitando também o momento que o rio Trombetas ainda está enchendo, para deixar definitivo a questão da qualidade de fornecimento de água para a população, trazendo benefícios à toda comunidade oriximinaense.

Na primeira etapa quando iniciaram os serviços preventivos em outubro do ano passado também foi feita  toda a substituição da tubulação, com 240 metros de tubos de PAD de 280 milímetros, emendados com soldas feitas com máquina de termofusão.

Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa

Compartilhar no: