Cosanpa e PGE participam de Seminário Novo Marco do Saneamento, em São Paulo
Publicado em: 24 de novembro de 2023 - Horario: 12:15

Nesta quinta-feira (23), em São Paulo, foi realizado o Fórum “Novo Marco do Saneamento”, um dos principais eventos de negócios voltados para o tema. O seleto encontro do Governo e players do mercado focou na expansão dos atuais projetos privados no setor e na nova rodada de investimentos, via concessões ou parcerias público-privadas (PPPs), que vai ser iniciada em 2024, dobrando os recursos contratados até agora pelo setor.

Estiveram no evento o presidente da Cosanpa, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, a diretora de Gestão de Pessoas e Logística, Anadelia Aguiar e o procurador da Companhia, Gisleno Cruz, além de integrantes da Procuradoria Geral do Estado. O procurador geral do Pará, Ricardo Sefer, participou do painel das Concessões e Visão dos Operadores: Desafios, Resultados e Oportunidades de Gestão após Novo Marco. Na oportunidade, foram discutidos os entraves e soluções sob a ótica do mercado sobre regulação, necessidade de investimentos, tarifas e adesão às normas, além das principais expectativas para os novos contratos de concessão a partir das novas regras, destacando o que deu certo e o que precisa melhorar.

“Foi a primeira vez que o governo do estado do Pará esteve representado em um evento público com as maiores autoridades públicas e conglomerados privados em relação ao saneamento. Eu falei um pouco da experiência do Pará, das dificuldades e desafios, do projeto que o Pará vem estruturando para que o capital privado possa auxiliar o poder público no desafio de cumprir as metas do Marco Legal do Saneamento, que são atingir 90% da coleta de esgoto e 99% a água potável até 2033”, destacou Sefer.

O evento reuniu cerca de 200 líderes do setor público e privado que debateram temas que farão parte da rotina do setor de saneamento no Brasil, como os novos decretos e soluções viáveis para alcançar as metas de Universalização dos serviços de água potável e esgoto tratado até 2033.  A Cosanpa tem metas audaciosas para alcançar a Universalização com o Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará, além de outros financiados pelo BNDS.

“Participar do Fórum foi enriquecedor. Discutimos desafios, soluções e perspectivas para alcançar a universalização dos serviços de água potável e esgoto tratado até 2033. A Cosanpa está comprometida com metas ambiciosas, buscando parcerias e estratégias para transformar esses objetivos em realidade”, finalizou José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, Presidente da Cosanpa.