Cosanpa discute Universalização do Saneamento em Fórum
Publicado em: 1 de novembro de 2023 - Horario: 17:19

Universalização do acesso aos serviços de saneamento básico tem sido cada vez mais debatida entre as empresas do setor no país. Esse foi o tema do Fórum organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará, nesta quarta-feira (01), que teve a participação da Companhia de Saneamento do Pará.

A engenheira sanitarista da Cosanpa, Tatiana Costa, apresentou o Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará, o Prodesan Pará, estratégia para alcançar a Universalização do Estado através de investimentos.

“Nós já temos um contrato assinado com o BID, vamos fazer múltiplas obras tanto para abastecimento de água quanto para esgotamento sanitário. Além disso, a Cosanpa vem buscando outros financiamentos, nós estamos pleiteando junto ao BNDS investimentos pensando na COP 30,” detalhou a engenheira.

O evento também teve a participação de representantes do Trata Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e professores doutores da Universidade Federal do Pará, que estudam sobre o saneamento. Luiza Girard, que é pós-doutora em tratamento avançado de esgoto domésticos na Espanha, propôs uma integração entre os atores do saneamento para desenvolvimento do setor, que hoje é inexistente.

“Uma instituição não sabe o que a outra está trabalhando. Uma das grandes deficiências que a gente tem, em termos de projeto e de gestão, é uma base de dados com essas variáveis organizadas, que seja de acesso público. Tem que dar o ponta pé. Vamos fazer uma lista que vai agregar, empresas, instituições, secretarias municipais e estaduais, para que a gente possa articular essa união e criar mecanismos de integração,” detalhou Profª Draª Luiza Girard.

O presidente do Sinduscon-PA, Fabrizio de Almeida Gonçalves, destacou que o evento foi realizado para “tratar da Universalização do saneamento no estado do Pará, principalmente porque Belém vai receber a COP 30. O evento foi tão promissor que, ao final, nos fortificamos na formação de um Fórum permanente para discutir o saneamento no Estado”.