Cosanpa discute protagonismo feminino no Saneamento
Publicado em: 8 de março de 2024 - Horario: 15:51

O ano de 1976 marcou a história da dona Inês e da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Ela foi uma das primeiras mulheres a ingressar no quadro de funcionários como engenheira, liderando uma equipe formada essencialmente por homens. Ao todo, são 46 anos dedicados ao saneamento e os desafios na carreira escolhida que começaram ainda dentro de casa.

“Eu lutei dentro da minha casa porque a minha família achava que mulher tinha que fazer clássico, pedagógico. Eu tive que ir escondida do meu pai pra me matricular, fiz a prova de seleção e passei. Meu pai disse que eu não ia estudar e eu disse que ia sim. Passei de primeira e pude estudar engenharia”, contou a engenheira Inês Teixeira, que hoje está na Diretoria de Expansão e Tecnologia.

Seja em campo, operando máquinas ou no cargo de gestão, as mulheres ocupam importantes espaços dentro do Saneamento Básico. Por isso, no dia Internacional da Mulher, a Cosanpa reuniu profissionais dos diversos setores da empresa para uma roda de conversa sobre o Protagonismo Feminino no Saneamento. Uma das convidadas foi Ana Gilmara, que é técnica de Segurança do Trabalho.

“Quando eu entro na área operacional a primeira coisa que eu falo é: não olhem para mim como uma mulher, e sim como a técnica de segurança que vai dar o treinamento. Quando você tem conhecimento, quando você sabe o que está falando, você consegue fazer a sua luz brilhar mesmo que a luz dos homens também esteja brilhando”, pontuou a técnica de segurança do trabalho.

Dentre os 1.541 funcionários da Cosanpa, quase 300 são mulheres. Quando se fala em gestoras, elas ocupam 38% dos cargos. Cleide Ferreira é uma delas. A diretora de Operações é a primeira mulher na história da Companhia a ocupar o cargo.

“A minha função exige que eu tenha mais conhecimento do que qualquer pessoa que sentou naquela cadeira. Esse movimento que a gente faz em torno das mulheres é um movimento de fortalecimento e também de troca de experiências, chegar num cargo hoje como primeira mulher na diretoria de operação é inspirador para outras mulheres e elas podem sim ocupar essa cadeira um dia”, destacou.

As dificuldades encontradas no mercado de saneamento são semelhantes às dos outros setores. A Cosanpa, portanto, alinhada à política de igualdade de gênero, lançou o Programa de Liderança Feminina, que vai trabalhar três pilares: o autoconhecimento, autoconfiança e autogestão.

“A gente aproveitou um componente que é de exigência do Prodesan para lançar esse programa. Não é um treinamento ligado à técnica e sim, habilidade. Vai ser provocado o autoconhecimento dessas mulheres para que elas possam se reconhecer e ter a confiança para gerirem os objetivos, desejos e metas de cada uma. O programa é voltado pra qualquer mulher, seja da área técnica ou administrativa da Cosanpa, que tenha desejo de ocupar cargo de liderança ou que já sejam líderes e queiram melhorar. Estamos tendo este olhar atual para contemplar a parte de meio ambiente, saneamento, mas também a parte humana de desenvolver os nossos funcionários para que isso faça a diferença na prestação do nosso serviço”, destacou a diretoria de Gestão de Pessoas e Logística, Anadelia Aguiar.

Prodesan Pará

O Projeto de Desenvolvimento do Saneamento do Pará (Prodesan Pará), foi elaborado pelos técnicos da Cosanpa junto com integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e está estruturado como um “Projeto de obras múltiplas” e está na fase de implantação. As obras planejadas abrangem melhorias no acesso e qualidade dos serviços de abastecimento de água e tratamento de águas residuais, otimização operacional dos sistemas de abastecimento e aprimoramento da gestão empresarial da Cosanpa com foco em inovação tecnológica. O programa inclui também a elaboração e implantação do Plano de Inovação e Transformação Digital, além de uma política de gênero no âmbito interno e externo da Cosanpa.