Cosanpa discute licenciamento ambiental em Workshop
Publicado em: 7 de junho de 2024 - Horario: 17:41

Encerrando as programações pela Semana do Meio Ambiente, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), organizou um Workshop onde foi exposto e discutido como a Cosanpa tem trabalhado para manter a regularidade ambiental de seus sistemas. A Unidade Executiva de Meio Ambiente (UEMA), é quem atua na regularização ambiental dos Sistemas de Abastecimento de Água e dos Sistemas de Esgotamento Sanitário da Companhia.

Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará

Para qualquer projeto, implantação e operação de um sistema de abastecimento de água ou esgotamento sanitário, é necessário que as empresas apresentem as licenças ambientais e outorgas de uso de recurso hídrico desde a fase do projeto, obra, até a operação. Para a regularização, até a fase de deferimento de um titulo, existm várias etapas e exigências dos órgãos ambientais, tanto nas esferas municipal, estadual e federal.

Layla Gomes de Barros - engenheira sanitarista ambiental e gerente da UEMA

Layla Gomes de Barros – engenheira sanitarista ambiental e gerente da UEMAFoto: Divulgação

Conforme Layla Gomes de Barros, engenheira sanitarista ambiental e gerente da UEMA, “a regularização ambiental envolve todos os atos autorizativos em que devemos solicitar aos órgãos competentes dos nossos sistemas de água e esgoto, entre elas, as licenças ambientais prévias, de instalação e operação, e as outorgas de direito de uso porque dentro desses sistemas temos fontes de uso de recurso hídrico,atraves de nossas captacoes, além da diluição dos efluentes tratados das nossas Estações de Tratamento de Esgoto”.

Para o diretor de Expansão e Tecnologia, Hélio Brazão, “é preciso manter as atividades dentro das legislações vigentes de todo o sistema de meio ambiente protegido, garantindo que a gente siga as legislações e tendo a certeza de que estamos produzindo e garantindo uma água de qualidade dentro de todo o sistema legal previsto no Brasil”.

Raiene Barata - geóloga

Raiene Barata – geóloga Foto: Divulgação

A geóloga, Raiene Barata, integra a equipe e se dedica à regularização de todos os poços da Companhia, seja na realização de estudos preliminares ou de poços que já foram perfurados. A especialista reforçou durante o Workshop o alinhamento com setores operacionais da Cosanpa para que manutenções preventivas e corretivas sejam frequentes, garantindo a qualidade da água e a vida útil dos poços.

“Essa manutenção é muito importante para prevenir que danos venham a ocorrer nos poços e para garantirmos uma qualidade e quantidade de água disponibilizada para a população. Trabalhamos também para ter o pleno atendimento das condicionantes de outorga para a captação subterrânea (poços)”.

INICIATIVA

O Worshop aconteceu no auditório da Cosanpa, onde também foi lançado o programa interno Cosanpa Sustentável. A iniciativa tem o objetivo de promover a sustentabilidade dentro do espaço corporativo, para que os funcionários se tornem cada vez mais agentes multiplicadores de boas práticas ambientais.

Veja também

Compartilhar no: