Cosanpa conclui cursos profissionalizantes em quatro municípios do Estado
Publicado em: 4 de setembro de 2020 -
Horario: 09:46
Desde a segunda quinzena de agosto, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) retomou, de maneira gradativa, as oficinas e cursos profissionalizantes voltados para os moradores das áreas onde ocorrem obras realizadas pela empresa. A medida respeita sempre o distanciamento social e todos os protocolos rígidos de prevenção e higiene, cumprindo o decreto estadual nº 800/2020, que autoriza as atividades presenciais de cursos livres.
Durante as duas últimas semanas, a Cosanpa promoveu cursos profissionalizantes em Santarém, Alter do Chão, Castanhal e Oriximiná, proporcionando qualificação profissional para cerca de 80 pessoas. A iniciativa é conduzida pela assessoria de programas sociais da Companhia, que atua nas áreas onde as obras da empresa estão sendo realizadas.
A estudante Ana Nicole dos Santos Cavalcante é moradora da ilha de Alter do Chão e foi uma das participantes do curso de capacitação em atendimento ao público. “Foi muito importante, não só para o meu crescimento pessoal, mas também para movimentar a economia de Alter do Chão. Como a nossa cidade é muito turística, é importante que as pessoas que trabalham aqui se qualifiquem, assim poderemos prestar um atendimento de qualidade aos turistas. Foi muito proveitoso, eu aprendi bastante e pretendo colocar em prática logo. Agora, estou qualificada para tentar uma vaga no mercado de trabalho”, contou.
Já em Castanhal, nordeste do Estado, a Cosanpa ofereceu aos moradores do município o curso de atendente de farmácia, e a Laís Stefane, que está desempregada, aproveitou a oportunidade de adquirir conhecimento e pleitear um emprego na área. “A Cosanpa está de parabéns por essa iniciativa, eu agradeço a Companhia por nos proporcionar a oportunidade de fazer esse curso, que foi muito importante para o nosso crescimento profissional. No momento, eu estou desempregada e com a qualificação em atendente de farmácia eu espero conseguir um emprego nessa área”, disse a participante do curso.
Em Oriximiná, foi promovido o curso de bolos artesanais e, em Santarém o de produção de bombons regionais. “Todos os cursos são para no máximo 20 pessoas, com a entrega de certificado aos alunos. Esse trabalho da Cosanpa é uma forma de proporcionar aprendizado e fazer com que os moradores possam crescer profissionalmente em diferentes atividades”, explicou Lene Oliveira, assessora de programas sociais da Cosanpa.