Cosanpa avança na regularização da concessão dos serviços em quatro municípios do Pará
Publicado em: 3 de setembro de 2019 - Horario: 13:47

Para atuar nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Companhia de Saneamento do Pará precisa firmar a parceria com os municípios – que são os titulares da responsabilidade, de acordo com a Constituição Federal.

Atualmente, a Cosanpa atende 53 cidades paraenses. Nesta semana, a Companhia recebeu prefeitos de quatro municípios para avançar na regularização dos serviços. A prefeita de Faro, Jade Abreu, assinou  o Convênio de Cooperação, que estava vencido desde 2014, e deu início ao processo de regularização da concessão. A Cosanpa tem um investimento de R$ 1 milhão para o sistema de abastecimento de água no município. A obra estava parada e será retomada este mês.

“A gente tem sempre que buscar o melhor para a população e a gente vê que através do presidente da Cosanpa, a gente pode fazer acontecer um convênio desse para a melhoria de todos. Então, a gente não hesita em assinar, em fazer, a gente quer fazer sempre o melhor”, disse a Jade Abreu, prefeita de Faro, na região do Baixo Amazonas.

Os prefeitos de Abaetetuba, Alcides Negrão, Limoeiro do Ajuru, Carlos Ernesto Nunes da Silva, e Oeiras do Pará, Dinaldo Aires, também estiveram na sede da Cosanpa para tratar sobre o processo de regularização e possibilidades de melhoria no abastecimento de água nos municípios localizados na região nordeste do estado.

“A gente veio aqui em busca de melhorias para o nosso município. Apesar das dificuldades que enfrentamos há mais de 10 anos, a gente veio conversar. Espero que tudo dê certo para melhorar a vida do nosso povo”, ressaltou o Dinaldo Aires.

Os chefes do poder executivo dos quatro municípios foram recebidos pelo presidente da Companhia, José Antonio De Angelis, e pela Assessora de Regulação e Novos Negócios, Renata Maneschy. “A visita dos prefeitos foi muito importante, porque nós estamos trabalhando o processo de regularização das concessões. Combinamos com os prefeitos que vamos ajudá-los na elaboração dos planos de saneamento de água e esgoto. Planejar melhorias, elaborar projetos para os municípios, trabalhar o equilíbrio econômico-financeiro desses projetos, regularizar efetivamente a concessão desses municípios são passos importantes para a garantir a melhoria na qualidade de vida da população”, explicou Maneschy.

“Durante muito tempo, as concessões que temos para atuar nesses municípios estavam irregulares, algumas estavam vencidas há mais de cinco anos. Isso não pode acontecer. Estamos trabalhando para regularizar a situação de todas essas cidades e, junto com o apoio do Governo do Estado, avançar ainda mais na questão do saneamento no Pará”, finalizou o presidente da Cosanpa.