Cosanpa avança em transparência e preservação de documentos públicos
Publicado em: 27 de fevereiro de 2024 - Horario: 16:06

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) avançou em mais uma etapa no plano de modernização dos sistemas de gestão, sustentabilidade, acesso de informação, transparência e preservação de informações públicas. Após substituir a tramitação de documentos em papel pelas versões eletrônicas, a empresa começou o processo de digitalização de 12 toneladas de arquivos que estão armazenados no acervado da Companhia.

Ao todo, 626 caixas de documentos foram enviadas no primeiro lote. Ao longo das próximas semanas, mais de 1.870 conjuntos de arquivos serão separados e destinados ao tratamento, higienização, catalogação e digitalização. “Desde o ano passado, assumimos o desafio de fazemos todas nossas tramitações de documentos em formato eletrônico por meio PAE 4.0. Agora, estamos avançando neste novo objetivo seguindo leis vigentes sobre custódia de arquivos, preservação de patrimônios públicos e de sustentabilidade com a redução do consumo de papel”, complementa Shirley Furtado.

Os materiais integram o acervo administrativo da Cosanpa e representam uma parte do conteúdo que será digitalizado. “Fizemos um estudo técnico sobre cada tipo de documento que temos em nosso acervo. Agora, estamos enviando esse primeiro lote para digitalização, o que vai facilitar o acesso, garantir segurança, transparência e preservação desses arquivos”, explica Shirley Furtado, gerente da Unidade Executiva de Biblioteca e Arquivos (UEBL).

Presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior destacou a importância da preservação de documentos que contam a história da Companhia. “A digitalização desses arquivos garante a guarda de memórias, a melhoria do ambiente de trabalho e a sustentabilidade. Mas, além disso, também vai ampliar o acesso e a transparência de informações que é um dos nossos compromissos com os consumidores. É um benefício para todos”, ressaltou.

Governo digital – O PAE é uma plataforma on-line desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). O serviço substitui processos físicos por eletrônicos e traz agilidade à administração pública em um ambiente digital integrado.