Cosanpa avança em mais uma etapa da obra de substituição de rede, no bairro do Marco, em Belém
Publicado em: 16 de fevereiro de 2022 - Horario: 14:02

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informa que, na próxima semana, avança em mais uma etapa da obra de substituição das redes de água, em algumas ruas do bairro do Marco, em Belém.

Equipes técnicas irão analisar o funcionamento das novas redes para garantir que as mesmas foram implantadas conforme o previsto e como se comportam diante de diferentes pressões. Para isso, será necessário interromper o fornecimento de água em alguns pontos do bairro, das 22h de domingo (20) às 12h da segunda-feira (21).

Os clientes que possuem caixa d’água em casa não sentirão a falta do serviço. Após a conclusão do trabalho, o abastecimento será normalizado de forma gradativa.

Importante lembrar que não será necessário interromper o abastecimento no bairro inteiro, pois o trecho onde será realizada esta etapa já foi dividido em Distritos de Medição e Controle (DMC) na etapa de setorização. Com a setorização, quando houver um vazamento, por exemplo, será possível interromper o abastecimento apenas na área corresponde ao DMC da rede danificada, sem interferir no abastecimento de outras áreas.

Os moradores ativos (adimplentes e inadimplentes) – da área onde foi feita a setorização – já receberam novos hidrômetros. Os que constavam do cadastro da Companhia como inativos (que pediram o desligamento do seu ramal à rede da Cosanpa por construção de poço próprio ou qualquer outro motivo) receberam avisos sobre a implantação da rede nova e a possibilidade de se religarem, com a ativação do seu ramal. A Cosanpa informa que a rede antiga está sendo completamente desativada e, com ela, todos os ramais antigos, incluindo os clandestinos também serão retirados.

A substituição das redes de água faz parte do Projeto de Controle e Redução de Perdas da Cosanpa, que busca diminuir o desperdício de água, melhorar a qualidade do serviço prestado à população e garantir a regularidade de abastecimento e pressão da água que chega até as casas dos usuários.

De 22h de domingo (20) às 12h da segunda-feira (21), o abastecimento será interrompido nas ruas do DMC 5.1:

Tv Lomas Valentinas entre Av Duque de Caxias e Av Almirante Barroso;

Tv Dr Enéas Pinheiro entre Av Duque de Caxias e Av. Rômulo Maiorana;

Passagem Três Irmãos entre Av Duque de Caxias e Av. Rômulo Maiorana;

Tv. Pirajá entre Av Duque de Caxias e Av. Rômulo Maiorana;

Tv. Perebebuí entre Av Duque de Caxias e Av Almirante Barroso;

Tv. Alferes Costa entre Av Duque de Caxias e Av. Rômulo Maiorana;

Passagem Augusto Numa Pinto entre Av Duque de Caxias e Av. Rômulo Maiorana;

Av. Doutor Freitas entre Av Duque de Caxias e Av Almirante Barroso;

Av Duque de Caxias entre Av. Doutor Freitas e Tv Lomas Valentinas;

Av. Rômulo Maiorana entre Av. Doutor Freitas e Tv Lomas Valentinas;

Av. Doutor Freitas e Tv Lomas Valentinas entre Av. Doutor Freitas e Tv Lomas Valentinas.