Cosanpa avança com obras de modernização e ampliação do Complexo Bolonha
Publicado em: 9 de março de 2023 - Horario: 16:14

Com previsão de entrega pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para o segundo semestre de 2023, segue em ritmo acelerado a obra de reconstrução e modernização da 1ª etapa da Estação de Tratamento de Água (ETA), do Complexo Bolonha, em Belém. Neste mês de março, o projeto já está com 93,38% dos serviços concluídos.

As obram incluem a recuperação estrutural do canal de descarga de lavagens da ETA, recuperação arquitetônica, revisão das áreas hidromecânica e elétrica, renovação e recuperação das bombas, recuperação da urbanização da área externa da Estação de Tratamento de Água,  implantação da base de concreto para os novos transformadores de energia, assim como melhorias que envolvem a segurança em torno dos decantadores.

O beneficiamento no Complexo Bolonha conta ainda com um sistema totalmente automatizado que após concluído vai beneficiar mais de 1 milhão de moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB) , com um investimento de R$ 185 milhões.

O Complexo Bolonha segue sendo reestruturado, priorizando a eficiência na prestação de serviço com mais qualidade no fornecimento de água tratada para os consumidores da Companhia de Saneamento do Pará.

“O Complexo Bolonha passa por revitalização e modernização, com diversos serviços, incluindo a revitalização do sistema de reservação em Belém. O projeto compreende ainda as obras de revitalização e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 , modernização e ampliação da subestação elétrica , assim como a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) e implantação da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), cuja a execução das obras já chegam a 59,60%”, progressos esses, que visam mais qualidade no serviço para todos”, disse Waldemar Baganha, engenheiro da Cosanpa responsável pela obra.

Ainda dentro desses investimentos e previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2024, também há incrementos de suma importância nas melhorias estruturais do Complexo Bolonha, tais como ampliação da Subestação Elétrica que atende o Bolonha, ampliação da elevatória de água tratada com instalação de novos conjuntos motor-bomba e a implantação da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) que é essencial no descarte correto para o meio ambiente.

Por Luana Taveira